Em Madagascar 2, nossos quatro heróis continuam perdidos. Agora no coração da África

Um leão, uma girafa, uma zebra e uma hipopótama formam um grupo de amigos nova-iorquinos que de uma hora para outra se vêem longe de casa. Do conforto, do público, dos veterinários e da civilização.

Vivendo ao lado do Rei Julien (na voz de Sacha Baron Cohen) na ilha de Madagascar, eles resolvem que já está na hora de retornar para casa. Com a ajuda dos espertos amigos Pingüins consertam um velho avião que caiu na ilha. Bem...eles quase consertam. Viajando no primeiro vôo da Air Pingüim, os amigos, acompanhados pelo rei da ilha, seu braço direito, Maurice (na voz de Cedric The Entertainer) e de dois Chimpanzés, decolam. Mas a tripulação fica pouco tempo no ar, pousando, ou melhor, caindo nas verdes planícies da África.

Criados desde filhotes no Zoológico de Nova York, eles ficam encantados quando encontram no lugar, espécies semelhantes. Marty (na voz de Chris Rock) descobre que não é o único animal a possuir listras; Melman (na voz de David Schwimmer), que seus conhecimentos médicos pode ajudar seu sensível grupo de girafas; Gloria (na voz de Jada Pinkett Smith), que ela já está pronta para encontrar um companheiro e Alex (na voz de Ben Stiller), que ele tem uma família, além de muitas responsabilidades.

Mais ágil e engraçado, Madagascar 2 consegue criar uma sequência superior a primeira. A trama cresce ao dar ‘espaço’ para os personagens coadjuvantes, tão carismáticos quanto os protagonistas.

Maurice, o Rei Julien e seu devotado seguidor, o fofo, porém, grudento Mork (na voz de Andy Richter) ganham mais destaque. Há ótimas cenas deste rei que adora mandar e se remexer. Já a trupe dos divertidos e cínicos pingüins volta a roubar a cena. Com sua mente militar, eles agitam o tranqüilo lugar. Roubam carros, fazem os inocentes turistas de bobos e a macacada de empregados. Aliás, dentre o grupo de turistas está aquela destemida e, aparentemente, frágil velhinha. A mesma que não se intimidou diante do Leão Alex na estação de trem, no primeiro Madagascar. Chefiando o perdido grupo de turistas pela selvagem e perigosa floresta africana, já que os pingüins os deixarem a pé, ela mostra todas as suas habilidades como ex-escoteira.

Completa o grupo, o anti-herói Makunga (na voz de Alec Baldwin). Um leão que inveja Zuba (na voz de Bernie Mac), o pai de Alex, e que está sempre atento para conseguir derrubá-lo e ocupar seu lugar como o Rei da manada. Seu topete é tão vistoso quanto os músculos do bonitão, mas nada inteligente, Moto Moto (na voz de Will.i.am). O hipopótamo ‘dono do pedaço’ que se encanta pela rechonchuda Gloria.

Dirigido por Eric Darnell e Tom McGrath, Madagascar 2 é diversão para toda a família. Nesta sexta-feira, nos cinemas.

Madagascar 2 (Madagascar 2 – EUA/2008 - 89 min – Comédia/Animação – Paramount Pictures & DreamWorks – Roteiro de Etan Cohen).