LITERATURA

A editora Galera Record lança duas obras que merecem fazer parte da sua coleção

“Sorte ou Azar?” de Meg Cabot e “Gregor, o Guerreiro da Superfície” de Suzanne Collins são dois livros com histórias divertidas. Leituras difíceis de largar antes do fim.

“SORTE OU AZAR?” (Jinx – EUA/2007 – Romance Juvenil – Tradução de Alves Calado – 288 págs – R$ 29,00) é um romance adolescente. A linguagem juvenil, as atitudes, os pensamentos, os desejos dos personagens são facilmente identificados pelo leitor jovem.

Nesta obra, Meg Cabot traz como protagonista a ruiva Jean Honeychurch. Uma garota de Iowa, que para fugir de um assédio em sua pequena cidade, vai morar na casa dos tios em Nova Iorque. Os Gardiner são uma família rica e gentil que acolhe Jean e a matrícula no colégio de sua filha mais velha, a difícil Torrence.

Mas Jean acredita que a má sorte a acompanha. Conhecida como ‘Jinx’, que significa ‘pé frio’, ela reencontra-se com uma prima bem diferente, tanto na aparência quanto no temperamento. A doce Torrence ou Tory, como prefere ser chamada, não mais existe. Em seu lugar há uma garota chata que acredita ser a descendente ‘escolhida’ para herdar o dom da magia, presente na família há séculos.

Em uma certa noite, quando Tory confessa a Jean que usa seu dom de feiticeira para conquistar o coração de Zach, seu vizinho – o garoto que Jean salvou de sofrer um acidente –ela espera que a prima aceite unir-se a ela e a convida para fazer parte de seu Coven de Bruxas.

Mas Jean, depois de uma experiência traumática, recusa o convite. Furiosa, Tory planeja uma vingança que se torna ainda mais amarga depois de saber que Zach e Jean se tornaram amigos inseparáveis.

Já os fãs de aventura irão ‘mergulhar’ em Regalia, a cidade do mundo Subterrâneo. Em GREGOR, O GUERREIRO DA SUPERFÍCIE (Gregor the Overlander – EUA/2003 – Ficção Juvenil – Tradução de Edmo Suassuna – 304 págs – R$ 30,00), a autora Suzanne Collins cria um mundo povoado por humanos que voam em morcegos, baratas e ratos gigantes que andam por largos túneis, cavernas habitadas por aranhas hostis e onde nenhum raio de sol ilumina a escura terra dos habitantes daquele inóspito lugar.

Fundada pelo visionário Bartholomew Sandwich, o povo de Regalia aguarda há anos a vinda do Guerreiro da Superfície. Um Guerreiro que de acordo com a Profecia Cinzenta liderara uma jornada até a Terra Morta. Acompanhado não apenas de humanos, mas também de criaturas do Subterrâneo, ele será o responsável pela salvação dos habitantes que ali vivem.

Por isso, quando Gregor, um garoto de 11 anos e sua pequena e adorável irmã Boots, de 2 anos, caem através do duto de ar da lavanderia do prédio para o mundo Subterrâneo, a esperança de todos renasce. Corajoso, justo e responsável, Gregor vê na missão a esperança de também encontrar o pai desaparecido.

Assim como Gregor, o leitor desbrava este curioso mundo e fica apaixonado por ele e por suas criaturas. Enigmático, sombrio e habitado por seres corajosos e astutos, “Gregor, O Guerreiro da Superfície” é um livro para soltar a imaginação e voar sem medo, nas asas de um morcego.

O segundo livro da série de cinco volumes está previsto para chegar nas livrarias em março de 2009.