'Mergulhe' no mundo da mitologia grega

As aventuras de um pequeno herói pelo mundo da mitologia grega

O autor americano Rick Riordan deixou de lecionar para dedicar-se, exclusivamente, a escrita. Sua primeira série de mistério para adultos foi ‘Tres Navarre’. Em seguida surgiu a ideia do herói Percy Jackson.

A pedido de seu filho Haley, de 9 anos, Riordan passou a contar histórias sobre Deuses e Heróis Gregos para ele, antes de dormir, durante várias noites. Até que um dia seus mitos se esgotaram e ele se viu obrigado a criar algo novo com os mesmos personagens. “Sem nenhuma pesquisa, criei Percy Jackson e contei a Haley toda a sua aventura para recuperar o raio de Zeus nos Estados Unidos de hoje”, diz o autor, “Levei cerca de três noites para contar toda a história.”

Repleto de Deuses, Heróis, Monstros, Sátiros, Ninfas e outros mitos, o mundo do garoto problemático, disléxico e hiperativo foi parar nas páginas de um livro. O primeiro volume da série de quatro recebeu dentre os prêmios o de Best-seller Juvenil da Publishers Weekly e o Melhor Livro do Ano da School Library Journal, ficando entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times.

Narrado pelo protagonista, a história de Percy Jackson & Os Olimpianos – O Ladrão de Raios, da Editora Intrínseca, narra a vida nada comum de um menino chamado Percy Jackson que aos 12 anos de idade descobre que não é um garoto normal.

De uma hora para outra, Percy passa a ver coisas estranhas. Sua professora de matemática se transforma em um monstro mitológico que tenta matá-lo, seu professor de Latim é um Centauro que passa a orientá-lo em sua nova vida e seu melhor amigo, quem diria, é um Sátiro que tem como missão protegê-lo.

Mas proteger de quem? Dos Monstros. Como filho de uma mortal e de um Deus do Olimpo, ele tem o mesmo destino dos outros filhos que também são semideuses. Morar ou passar suas férias no Acampamento da Colina Meio-Sangue. Lugar onde Percy descobrirá o nome de seu pai, conhecerá outras crianças como ele e aprenderá a ser um verdadeiro herói.

Como primeira missão, ele precisa reaver o raio-mestre do Deus Zeus, o senhor dos Céus, que acusa seu irmão Poseidon, Deus dos Mares, de roubá-lo. Para restabelecer a paz no Olimpo, Percy consulta o Oráculo e parte para o mundo dos mortos, para as profundezas da terra onde reina o Deus Hades.

Com a ajuda de seus leais amigos Grover, o Sátiro Guardião e de Annabeth, a filha da Deusa Atena, senhora da sabedoria, Percy atravessa o país. De Nova York a Los Angeles, eles vivem grandes aventuras e perigos. Enfrentam Deuses, Benevolentes, Górgonas e Quimeras que os perseguem e preparam armadilhas para que eles não cheguem a tempo, em seu destino.

Assim como Percy o leitor entra em um mundo repleto de seres complexos e belos. Conhece a imensidão do fundo do mar, a beleza do Olimpo e a escuridão das profundezas da terra. Uma leitura divertida, ágil e criativa.

Percy Jackson e Os Olimpianos – O Ladrão de Raios (1ª edição/2008 – 400 páginas – R$ 29,90)