Sessão Pipoca

Retornando ao mundo da Montanha Enfeitiçada

Popular ficção científica no início dos anos 70, ‘A Montanha Enfeitiçada’ (Race to Witch Mountain – EUA/2009 – 98 min. – Walt Disney) está de volta às telas. Com estréia agendada para esta sexta-feira, dia 17, o filme do diretor Andy Fickman resgata a história de dois jovens alienígenas que chegam ao nosso planeta com uma missão: resgatar um objeto deixado por seus pais que impedirá a invasão e conquista da Terra por alienígenas.

Com poderes sobrenaturais, Sara (AnnaSophia Robb – Ponte para Terabítia) e Seth (Alexander Ludwig – Os Seis Signos da Luz) ‘pegam uma corrida’ no táxi de Jack Bruno (Dwayne Johnson – Agente 86). Ex-detento que aceita levá-los para uma região inóspita. Ao encalço deles está o investigador de OVNIS do governo, Henry Burke, (Ciarán Hinds – Sangue Negro) e um perigoso caçador alienígena chamado Sifão.

Confiando em Jack Bruno e em suas próprias habilidades – Sara lê mentes e movimenta objetos com a força da mente, enquanto Seth, muda a densidade de seu corpo e atravessa paredes – os jovens alienígenas são perseguidos pelas estradas do Deserto de Nevada, pelas cheias ruas de Los Angeles e nos saguões de uma Conferência Ufológica, onde encontra uma nova aliada, a Dra. Alex Frieman (Carla Gugino – Uma Noite no Museu), uma inteligente astrofísica.

Para os fãs dos antigos filmes, o cineasta faz uma surpresa e convida Iake Eissinmann e Kim Richards, atores que interpretaram as crianças alienígenas na década de 70, para uma pequena participação no filme. Nesta refilmagem, Richards faz uma ponta, aparecendo como a simpática garçonete Tina da Taverna do Ray, enquanto Eissinmann volta como o xerife Antony, da pequena cidade de Stony Creek. A mesma cidadezinha que eles tentavam chegar no filme de 1975.

Com cenas de ação e um corre-corre do começo ao fim, ‘A Montanha Enfeitiçada’ diverte. A perseguição de carros no Deserto, onde Jack é ameaçado por três caminhonetes, é eletrizante. Com um ator preparado para cenas de ação, o cineasta cria seqüência que empolgará o público jovem. Para o coordenador de cenas de ação, Scott Rogers, trabalhar com um ator fisicamente bem-preparado como Johnson foi um bônus. “Eu normalmente tento fazer os atores parecerem estar melhor do que eles são de verdade”, comenta Rogers, “mas Dwayne é um atleta tão bom e tão rápido com suas mãos que facilitou para nós.”

Mas o filme não traz apenas cenas de ação. Comédia e um toque de suspense também criam ótimas passagens, como a da Conferência Ufológica. Os personagens que freqüentam as palestras dão um tom de graça. Fãs de ficção científica, eles se vestem a caráter e mostram o quanto sabem sobre naves espaciais, extraterrestres, abdução, círculos perfeitos em plantações, entre outras curiosidades. Como sessão pipoca para o feriado é diversão garantida.