Leituras de 2026

Olá! Como vocês estão? Estou aproveitando as minhas férias para organizar a minha agenda. Essa é uma boa época para planejar o que farei no próximo ano.  São dias tranquilos, sem preocupação com horários e compromissos. E hoje, aproveitei o dia para arrumar a minha estante de livros. Com a chegada de novos exemplares que ganhei e que também comprei, precisei abrir espaço nas prateleiras. Ficou tudo arrumado e um pouco apertadinho!

Vocês também arrumam espacinhos nas suas estantes? Como vocês arrumam?

A estante do meu quarto é pequena, por isso é um espaço onde reservo os meus livros autorais e os livros que consulto durante minha escrita. Entretanto, há um cantinho em que reservo para os meus livros favoritos. Aqueles que manuseio todos os dias para ler um trecho que me inspire e aqueles que estou, atualmente, lendo.

Hoje, separei três obras que lerei nas próximas semanas. São livros que eu ganhei, comprei e recebi de presente. Obras que desejava ler desde que elas entraram na minha estante. E, agora, chegou a vez de elas ganharem um leitor.


Em janeiro lerei O Hobbit Anotado de J.R.R.Tolkien, obra comentada por Douglas A. Anderson que possibilita o leitor a se aprofundar não apenas na história, mas no modo como ela foi escrita. Além disso, há muitas ilustrações de Tolkien, imagens de edições estrangeiras e mapas. O volume contém, ainda, poemas inéditos e detalhes das revisões feitas por Tolkien na primeira versão do texto publicado.

O Herói de Mil Faces de Joseph Campbell traz uma mensagem sobre a importância do mito e das histórias para a humanidade. Mas a obra também aborda o tema do herói dentro dos mitos. Essa jornada do herói é um modelo usado por escritores, roteiristas, cineastas e aos interessados que desejam construir enredos e personagens. Uma jornada estruturada em 12 estágios: O mundo comum, O chamado à aventura, A recusa ao chamado, O auxílio sobrenatural, A travessia do primeiro limiar, Desafios, aliados e inimigos, A aproximação da caverna oculta, A provação, A recompensa, O caminho de volta, A ressurreição e O retorno com o elixir.

Vocês conhecem esse livro? É uma obra que eu recomendo, um rico estudo para você agregar nas suas leituras. Como escritora, um manual para construir e enriquecer uma história.

E por último, lerei Você precisa de um gato de Kiyoshi Shiigematsu uma obra que faz parte da minha coleção de livros asiáticos. Esse gênero é conhecido como literatura de cura ou healing fiction e trazem histórias reflexivas e reconfortantes. 

Best-seller no Japão, a obra do autor japonês Kiyoshi Shigematsu, publicado pela primeira vez no Brasil, já conquistou muitos leitores ao redor do mundo, sendo publicado em 15 países. No Japão, o livro ganhou uma adaptação para a televisão.

Então, o que acharam das minhas escolhas? E quanto as suas, vocês já escolheram o que desejam ler em janeiro?