Dica de Literatura - Série 'O Diário de Princesa'

Galera Record lança o último volume da série ‘O Diário de Princesa’ de Meg Cabot

Em ’Princesa para Sempre’ (Forever Princess - 1ª edição/2009 – Tradução de Ana Ban – 447 págs. – Editora Galera Record) a autora Meg Cabot conta à história de Mia Thermopolis, uma adolescente americana que descobre que seu pai é um príncipe e que ela é a única herdeira do trono da Genovia.


A heroína de ‘O Diário de Princesa’, que conquistou fãs no mundo todo, volta neste último e aguardado volume da série. Agora com 18 anos e às voltas com os preparativos para a faculdade, Mia precisa lidar com vários problemas: a primeira eleição de Genovia, que transformará o país em uma democracia; o trabalho de conclusão, na verdade, um livro romântico escrito por nossa princesa autora e a volta de Michael. Acontecimentos que irão mexer com cabeça de Mia. E agora, o que fazer? Escrever é sua válvula de escape.

O texto leve e divertido da série, publicado em mais de 37 países e adaptada para as telas do cinema, já possui uma legião de leitores.

Trecho do livro

“...- Simplesmente não acredito que o Michael voltou para cá e eu nem sabia! Ainda bem que o meu pai me disse! Eu podia ter esbarrado nele na Bigelow ou na Forbidden Planet e, sem saber que ele estava de volta, poderia ter feito alguma coisa inacreditavelmente estúpida quando o visse...”

Conheça a série Diário de Princesa

O Diário da Princesa (Vol. 01 – 2002 – 288 págs)

Adaptado para o cinema pelos Estúdios Disney, o primeiro volume conta a história de Mia Thermopolis, uma típica adolescente americana que descobre que seu pai é um príncipe. Ou seja, Mia é a única herdeira do trono da pequena Genovia.
E como princesa sua vida muda completamente. Ela passa a ser abordada por paparazzis, se vê obrigada a deixar sua cidade, seu colégio e ainda por cima, precisa ter aulas de boas maneiras com sua avó, uma européia tradicional.

A Princesa Sob os Refletores (Vol. 02 – 2002 – 256 págs)

No segundo volume, Mia Thermopolis continua tendo aula de boas maneiras, para se aperfeiçoar no seu recente papel de princesa. O problema é que, desta vez, a impiedosa avó decide arranjar uma entrevista na televisão para apresentar Mia à população de Genovia.
Além de ter que se apresentar na televisão, sua mãe anuncia que está grávida. E para completar, ela anda recebendo mensagens misteriosas de um admirador secreto. Mia torce para que o enigmático apaixonado seja Michael, irmão de sua melhor amiga, por quem Mia é "discretamente" interessada.

A Princesa Apaixonada (Vol. 03 – 2003 – 256 págs)

Neste terceiro volume da série, Mia divide seu tempo entre três coisas: a preparação para sua irritante entrée na sociedade genoviana, sob a direção de uma não menos irritante avó; os congestionamentos de Manhattan, em Nova York e as elaboradas desculpas para escapar de Kenny, seu namorado. Afinal, Mia, na verdade, já está apaixonada por outro rapaz.

A Princesa à Espera (Vol. 04 – 2003 – 256 págs)

No quarto volume, Mia finalmente conquista o coração do rapaz por quem era apaixonada, Michael Moscovitz, mas ela precisa passar suas férias na Genovia, a milhares de quilômetros de seu amado. A distância a deixa insegura e preocupada. Mia sofre com as crises de ciúmes e a incerteza pode abalar a continuação do seu romance.

A Princesa de Rosa-Shocking (Vol. 05 – 2005 – 304 págs)

No quinto volume, Mia continua com problemas: insatisfeita com seu corpo, uma avó muito intransigente, os compromissos da realeza e as questões do coração.
Mia assinou um contrato afirmando que passaria as férias em Genovia e, mais uma vez, terá que ficar longe de seu amor, Michael Moscowitz, o que, agora, parece impossível. Como se isso não bastasse, Michael não quer levá-la a sua festa de formatura.

A Princesa em Treinamento (Vol. 06 – 200 – 320 págs)

No sexto volume, Mia está pronta para mais um ano letivo. A volta às aulas não tem o sabor de novidade. Logo de cara, a princesinha percebe que geometria não é nada fácil e, em seguida, tira um B em redação. Logo quando tinha decidido ser escritora!

Além disso, Mia terá que enfrentar Lilly em uma disputa pelo cargo de presidente do conselho estudantil, posição que exige certa popularidade entre os estudantes.

A Princesa na Balada (Vol. 07 – 2006 – 336 págs)

No sétimo volume, Mia, como presidente do conselho estudantil, quer resolver os problemas financeiros do Albert Einstein. Por outro lado, nesta primavera, ela está decidida a se divertir! Por sorte, Grandmère tem um plano elaborado para arrecadar fundos parta o conselho e, ao mesmo tempo, alçar Mia à fama teatral.

Mas, por trás das "boas" intenções de sua avó, há uma grande armação: promover a união romântica entre Mia e um partidão, que não é seu atual namorado. Não é sem motivo que Michael, o amor da vida de Mia, acha que a avó da menina é louca ou, pior ainda, uma inimiga declarada.

A Princesa no Limite (Vol. 08 – 2007 – 272 págs)

Desta vez, tudo parece estar bem para Mia. Ela conseguiu passar de ano e se livrou da responsabilidade de ser a presidente do conselho estudantil. Mas, rapidamente, ela percebe que o ano está longe de ser cor-de-rosa...

Michael tem novidades. Tudo bem que Mia torce pelo sucesso do namorado, mas ele precisava inventar um protótipo de braço robotizado para cirurgias cardíacas que vai ser construído por uma empresa no Japão? O pior de tudo é que com isso ele ficará longe não por uma semana, nem por um mês - Michael vai morar no Japão por um ano inteiro, ou mais! A princesinha precisa convencê-lo a ficar. E, para isso, está disposta a usar qualquer argumento.

Princesa Mia (Vol. 09 – 2008 – 304 págs)

Mia precisa discursar em um baile de gala da Domina Rei, uma sociedade de elite, cheia de poderosas mulheres de negócios. O que diabos ela teria a dizer? Agora que Michael terminou com ela de vez, Mia não consegue sair da cama, sua melhor amiga a odeia e todas as suas roupas estão ficando apertadas.

Para piorar, ela está sendo obrigada a ver um terapeuta, Lana Weinberg agora quer ser sua melhor amiga e Mia descobre o diário de uma antepassada, com revelações que podem mudar o destino da Genovia para sempre.