
A obra dos autores Richard e Florence Atwater, originalmente publicado em 1938, é um clássico da literatura infantil. Premiado com a Medalha de Newbery em 1939, ‘Os Pinguins do Sr. Popper’ (Mr. Popper’s Penguins – 144 págs. – Tradução de Flávia Souto Maior - R$ 24,90) chega pela primeira vez ao Brasil pela editora Intrínseca com ilustrações assinadas por Robert Lawson.
O livro conta a história do sonhador e humilde Sr. Popper. Pintor e decorador de paredes, ele e sua família vivem em uma pequena cidade. Seu passa-tempo predileto? Ler a respeito dos grandes exploradores dos pólos Norte e Sul. Mas a vida do Sr. Popper muda quando ele escreve uma carta para o almirante Drake, um explorador da Antártica, e recebe como presente, na porta de sua casa, um pinguim de verdade.
Levado para as telas do cinema pela Fox Film, o filme dirigido pelo cineasta Mark Waters é estrelado por Jim Carrey. Na adaptação, o Sr. Popper é um empreiteiro bem-sucedido de Manhattan. Divorciado e pai de dois filhos vive uma vida de luxo e está prestes a se tornar sócio de uma firma muito importante. Mas tudo isso muda na manhã em que ele recebe um último presente do seu falecido pai, um suvenir da Antártica deixado na frente da sua casa.
Dentro de uma caixa de madeira, em meio a bolsas de gelo, está um pinguim de meio metro com grandes pés cor de laranja. Ele quer saber de se livrar da criatura selvagem e telefona para a Antártica, mas acaba recebendo mais cinco pinguins na sua porta, terminando se afeiçoando muito por eles.
Em visita ao Brasil para o lançamento do filme, Jim Carrey falou de sua experiência em gravar com pinguins de verdade e contou ter sido bicado por eles em diversos momentos. “Passei a colocar sardinhas nos bolsos para atraí-los e mantê-los por perto, e também fazia questão de alimentá-los, o que me custou algumas bicadas, pois eles não sabiam a diferença entre os peixes e os meus dedos”, disse o autor, sempre em tom de brincadeira. “O mais difícil, no entanto, foi o clima frio das gravações, necessário para manter o ambiente adequado àqueles animais. Os pinguins precisam ficar em ambiente entre 0 e 5 graus, e, para completar, aquele foi o inverno mais rigoroso de Nova Iorque”, contou.
O filme estreia nos cinemas nesta sexta-feira, dia 01 de julho.
Os Pinguins do Papai (Mr. Popper’s Penguins – EUA/2011 - Comédia – 120 in. - Direção: Mark Waters - Elenco: Jim Carrey, Carla Gugino, Madeline Carroll, Angela Lansbury, Ophelia Lovibond , James Tupper, Maxwell Perry Cotton, Pepper Binkley, Kelli Barrett).