Conheça o 1º livro da trilogia 'Divergente'


A editora Rocco lançou no  Brasil, em setembro de 2012, o primeiro livro da trilogia criada pela estreante autora Veronica Roth. Traduzido para mais de 20 países, o livro que se manteve em destaque na lista do New York Times, em breve, foi adaptado para as telas do cinema.    

Com uma linguagem ágil e direta, a história da heroína Beatrice Prior conquistará os jovens. A autora cria um mundo futurista onde seus habitantes são separados por facções. Assim, ao completar 16 anos, os jovens passam pela Cerimônia de Escolha. Uma passagem que definirá o futuro deles. Optar por uma das fações significa continuar a viver com sua família ou abandoná-la para sempre.    

Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição ou Franqueza. Assim foi dividida a sociedade. Os que culparam o egoísmo construíram a Abnegação. Os que acreditaram que a agressividade foi a razão dos problemas dos cidadãos do passado, formaram a Amizade. Já os que viram na covardia a origem dos problemas se juntaram a Audácia. E os que repudiaram a ignorância optaram pela Erudição.    

Mas Beatrice descobre, após seu teste de aptidão, que ela é uma Divergente. Alguém que apresenta inclinações para mais de uma facção. Uma característica que torna o indivíduo, aos olhos dos líderes do governo, alguém perigoso por ameaçar o padrão. Assim, Beatrice guarda seu segredo, não revelando ao seu irmão ou aos seus pais.    

No dia de sua Cerimônia, ela surpreende a todos escolhando a facção Audácia. Mas escolher uma outra facção não significa ser aceita. Primeiro é preciso passar pelo processo de iniciação, formado por três etapas. Fracasar em um destes testes e não atingir a pontuação necessária, significa tornar-se um ser sem facção, alguém que viverá na pobreza e afastado da sociedade. 

Será na Audácia que Beatrice, agora chamada de Tris, conhecerá novos amigos, inimigos e seu inteligente instrutor, conhecido como Quatro. Responsável pelo treinamento dos iniciados, ele se aproximará cada vez mais de Tris, tornando-se alguém importante em sua vida e essencial para a sua sobrevivência. 

Narrado em primeira pessoa, o livro traz a visão de uma jovem de 16 anos diante de um futuro desconhecido. Os treinamentos violentos e a disputa entre os iniciados, por uma colocação de destaque da nova facção, são equilibrados por momentos de dúvidas, altruísmo e sensibilidade. Mas a história ganha novos rumos quando segredos começam a ser revelados. 

(Divergent - set./2012 - 504 págs. - Tradução de Lucas Peterson - Editora Rocco - R$ 39,50)