Diário de Leitura com Hercule Poirot


Ler as obras da escritora inglesa Agatha Christie é sempre divertido. Como? Mas não são histórias com assassinatos? Você pode estar se perguntando. E a resposta é sim. E todas seguem a sequência que todos nós, leitores da autora, já conhecemos: uma morte misteriosa e inexplicável, seguida do aparecimento de um elegante detetive belga conhecido como Hercule Poirot ou de uma simpática senhora detetive amadora chamada Miss Marple. Mas essa previsibilidade é o que todos nós fãs adoramos. 

Em A noite das bruxas você pode se surpreender como a autora desenrola sua trama. A vítima nesta história é uma adolescente de 13 anos chamada Joyce Reynolds. Com o costume de mentir, ela revela durante os preparativos de uma festa de Dia das Bruxas - para convidados cuja faixa etária vai dos 10 aos 17 anos - que presenciou um assassinato. Mas como Joyce é uma garota que mente e cuja mente é muito criativa, todos presentes terminam por não acreditarem nela. Nesta festa, porém, está presente a escritora de histórias policiais, Mrs. Ariadne Oliver.

Mas após o fim da festa, o corpo de Joyce é encontrado afogado próximo a uma bacia cheia de maçãs, na biblioteca da casa da anfitriã, Mrs. Rowena Drake. Diante de um caso tão triste e misterioso, Mrs. Oliver pede a ajuda de seu velho amigo Hercule Poirot. Conversando com os moradores da pequena Woodleigh Common e unindo informações aqui e ali, Poirot começará a compreender o que de fato aconteceu.

E quando você acha que, enfim, Poirot falará o nome do assassino surge uma cena nos capítulos finais que fará o leitor tocar o nariz em suas páginas e não o desgrudar até a última linha.

Falando sobre páginas, a diagramação e a linguagem atualizadas nas obras pela editora contribuíram para tornar a leitura mais prazerosa. A HarperCollins também acertou quando resolveu relançar os títulos da autora em um padrão de livro menor e com capa dura. Formato que é fácil de guardar em uma bolsa e pasta e manusear nas mãos.

Mais uma vez, uma história divertida! Que tal programar para ler neste fim de ano?