Olá!
Você já se deu conta de que faltam apenas 14 dias para o Natal! Em um ano tão atípico quanto foi 2021, que tal inovar nos presentes? Li um artigo muito interessante há uns dois meses atrás sobre a tradição natalina do povo islandês.
Na Islândia, país conhecido como a “Terra do Gelo”, é tradição comemorar o Natal trocando e lendo livros. Então pensei, que tal transformarmos esse costume em uma tradição também no Brasil? Além de incentivar a leitura e promover a cultura, presentear alguém com um livro é oferecer conhecimento, além de demonstrar um gesto de carinho.
E como estamos a duas semanas do Natal, fiz uma listinha com alguns livros que trazem histórias divertidas, misteriosas, românticas, enfim, para todos os gostos. Livros que li durante o ano e seriam ótimos presentes. Você só precisa descobrir o tipo de leitura que a pessoa gosta de ler e a presentear. Mas se você não quer dar um livro da sua coleção, então compre um e escreva uma linda dedicação.
. A segunda vida de Missy de Beth Morrey – Sensível, cativante e emocionante. Uma leitura que nos deixa uma bela mensagem sobre a capacidade de recomeçar, ainda que a vida nos pareça injusta e diferente do que planejamos. Da editora Intrínseca.
. A Assombração da Casa da Colina de Shirley Jackson - Com apenas poucos personagens em cena a autora, considerada uma das escritoras americanas mais influenciáveis do século XX, cria uma história intrigante. Medo ou Loucura? O leitor se questiona a cada página lida da obra. Será que a Casa da Colina possui vida ou será tudo uma criação da mente da doce e frágil Eleanor Vance? Da editora Alfaguara.
. O Homem de Giz de C.J.Tudor – A autora desenvolve a história com maestria. Sua narrativa crua é por vezes incomoda, mas essa crueldade é quem dá veracidade aos acontecimentos. O leitor se vê, durante a leitura, com receio de virar as páginas, assim como as crianças, de seguir em frente ao encontrarem as figuras de giz desenhadas no asfalto. Da editora Intrínseca.
. Noite sem Fim de Agatha Christie - Mistério, suspense e romance. Sem Miss Marple e Hercule Poirot para nos acompanhar pelas linhas da narrativa, somos conduzidos a história pelo personagem protagonista. Como se trata da descrição e opinião de um narrador que também faz parte da trama, vivenciando os acontecimentos, o leitor precisa usar de toda sua perspicácia e intuição para chegar a uma conclusão. Da editora HarperCollins.
. Malorie de Josh Malerman - O medo pode nos cegar a ponto de nos privarmos de observar o mundo sem uma venda nos olhos? No segundo livro da série ‘Caixa de Pássaros’, o leitor embarcará em uma longa e angustiante jornada ao lado dos protagonistas. Um estilo que os leitores de Malerman já estão familiarizados, assim como, com sua ágil escrita e com seus desfechos sempre tensos e diretos. Da editora Intrínseca.
. O Coiso de David Walliams - O livro do premiado autor e comediante inglês David Walliams traz aquelas histórias que nos fazem ler e gargalhar a cada página. E não serão apenas os pequenos leitores que se divertirão com a família Dócil. Os pais também irão parar a leitura, entre um parágrafo e outro, com um sorriso no rosto, para ver as espirituosas ilustrações de Tony Ross e as brincadeiras com as fontes de texto que saltam das linhas para conversar com o leitor. Editora Intrínseca.
Um ótimo domingo!
Vivi