Leitura no Sofá, O astronauta


Olá! Hoje estava organizando minha agenda quando me deparei com NOVEMBRO. Como assim? Não vou dizer que não sinto o mês passar, pois novembro é o mês do meu aniversário. Mas também é um mês em que as tardes são mais longas e o sol já desperta cedinho. Um mês em que a primavera já trouxe todas as cores e fragrâncias com suas flores e as bolinhas de Natal já começam a despontar em cada cantinho da cidade. Então é um mês que eu adoro!

E nessa época, já começo a me programar para as férias de fim de ano que inclui os filmes que irei assistir e os livros que colocarei na mala. Se você for ficar em casa, aproveite os dias para escolher aquele livro paradinho na estante que você tanto tentou ler durante o ano.

Hoje, recebi o livro O astronauta, obra de ficção científica da editora Aleph. Um lançamento que ganhará uma adaptação para a Netflix em 2023 e que será estrelado por Adam Sandler e Carey Mulligan, dois dos meus atores prediletos!


A história do autor Jaroslav Kalfař é interessante e o leitor é convidado a acompanhar seu protagonista: Jakub Procházka, o primeiro homem tcheco a visitar o espaço sideral.

Tudo começa quando surge um estranho fenômeno no céu. Para averiguar, a República Tcheca aceita o desafio e designa o professor de astrofísica Jakub Procházka para a missão, talvez o único capaz de realizar uma tarefa tão perigosa. Uma vez no espaço, ele deverá coletar a misteriosa poeira cósmica que surgiu entre Vênus e a Terra.

O astronauta torna-se, então, uma celebridade, mas nem tudo acontece como ele imaginara. Quando passa a se sentir insuportavelmente solitário, Jakub faz uma amizade inusitada com uma aranha alienígena. Alucinação ou realidade, os dois se entregam a conversas profundas sobre temas diversos, desde a maravilha do bacon até a natureza do amor, da vida e da morte.

Em seu primeiro romance, o autor diz ter se inspirado na própria infância para uma narrativa imersa na cultura da República Tcheca.

Com a tradução de Rogério Galindo e ilustração de capa de Talita Hoffman – aliás, um belo projeto! – o livro está em pré-venda, com lançamento no dia 31/10.