Olá!
Quero convidar você a ler comigo em 2023, histórias que muitos de nós ainda guardamos dos nossos tempos de infância. Quem não se lembra da bela princesa ou da bondosa fada? Da bruxa que queria comer um garotinho. Do corajoso príncipe que lutava bravamente com um dragão. Das páginas coloridas e preenchidas por muitas palavras que não compreendíamos, mas que ouvíamos atentamente antes de dormir. Que nos transportavam para mundos longínquos e misteriosos, atravessando a janela do nosso quarto.
Eram momentos de puro entusiasmo. Momentos que muitos de nós ainda sentimos quando folheamos essas mesmas páginas e permitimos que elas nos transportem de volta a esses reinos distantes. Para esses mundos que surgiram pelo empenho de autores e compiladores que desejando preservar o legado folclórico do seu país, capturaram e transcreveram os contos populares de seu povo.
Contados desde o início dos tempos em quartos de fiar, ao pé das lareiras, os contos clássicos continuam fascinando crianças e adultos.
Disseminados por diversas mídias, suas histórias atravessaram séculos com a mesma vitalidade e vibração. Sem perder o fôlego, os contos continuam despertando inspirações, conquistando a todos e nos levando a ler histórias, ver peças de teatro ou ir ao cinema para assistir histórias que todos nós conhecemos tão bem, mas que não cansamos de rever. Mesmo quando as narrativas se aventuram pelo mundo sombrio dos contos – suas versões originais -, elas não perdem o fôlego e continuam arrebatando a nossa curiosidade.
Em 2023, caminharemos por trilhas que nos transportarão através do tempo. Conheceremos castelos ocultos por belos jardins. Alguns guardando terríveis segredos por detrás de seus muros. E para aqueles que estiverem atentos, pequenas e isoladas torres e cabanas surgirão pelo caminho.
Nosso primeiro destino será no castelo de A Bela Adormecida. Conto que evoluiu, com diferentes títulos, ao longo de aproximadamente 400 anos.
Espero por você!
.jpg)