Soltando sua escrita!


Olá! Hoje foi um dia para organizar a escrita. Organizar? Sempre quando inicio um novo livro, faço uma programação. Estipulo datas de início e término para cada etapa do trabalho, como a escrita das versões, da revisão, dos cortes, das pesquisas.... pois um escritor sempre trabalha sozinho. Ele é um ser solitário que se senta diante de uma escrivaninha com seu caderno de anotações. Suas ideias para inserir na história que está construindo. E é preciso muita dedicação e organização para incentivar a si mesmo e não perder o foco. O propósito do trabalho que você planejou realizar.

Esse ano, por exemplo, planejei escrever o terceiro livro da série Guardião da Luz. Uma série que iniciei em 2004. E já comecei...

Como também comecei a leitura de dois livros sobre escrita. Leituras para quem deseja aperfeiçoar sua escrita. Mas há também quem leia livros sobre escrita para soltar seu texto e escrever um diário, e-mails, cartas para os amigos ou apenas bilhetes. Não importa. Todos são textos.

Eu, por exemplo, tenho um diário no qual escrevo sobre variados assuntos que ocorrem no meu dia a dia. Faço isso há muitos anos e sempre aconselho esse exercício de escrita para quem deseja escrever melhor. E não há necessidade de mostrá-lo para outras pessoas. Nem tudo o que escrevemos precisa ser compartilhado.

Um escritor, por exemplo, não mostra sua primeira versão da história para todo mundo. Em seu livro “Sobre a Escrita”, o escritor Stephen King até aconselha a “(...)mostrar para um leitor (ou leitores) que não farão comentários sobre o livro até que você esteja preparado para conversar com ele (ou eles) sobre o assunto (...).”

Muitas vezes, sem intenção, alguém pode fazer uma observação e desanimá-lo. Não dê essa chance. Seja alguém livre, ousado, seguro e criativo. Escreva e escreva com o seu coração.

Beijos e uma ótima semana!😘