A Arte da Escrita, os Gêneros Literários


Olá! Hoje é o nosso dia de batermos papo sobre a Escrita. E como sempre faço aos domingos, fui dar uma caminhada. Como era muito cedo, o sol ainda estava por detrás das nuvens. Mas o amanhecer trouxe uma novidade... as flores. As árvores floriram essa manhã. O meu Ipê Branco também! E esse ano, ele começou a florir apesar de todas as suas folhas ainda não terem caído.

E enquanto eu caminhava, pensei sobre o que poderíamos conversar hoje. Como vocês já sabem, estou escrevendo o terceiro livro da série Guardião da Luz. E o seu gênero literário é Fantasia. Um gênero do qual gosto muito, ao lado do gênero Conto.

E você, tem um gênero favorito?

Às vezes, podemos gostar do gênero para lermos, mas não para escrevermos. Isso acontece na escolha das minhas leituras. Gosto de ler Romance, mas não de escrever sobre romance. Por isso, quando você for escrever seu texto faça a pergunta a você mesmo(a). Será que eu quero escrever uma história de Ficção, de Suspense ou um outro gênero?

Muitas vezes, não conseguimos desenvolver uma história por não nos sentirmos empolgados em escrevê-la e não por estarmos “com bloqueio”. Escreva o que o agrada e o deixa feliz, pois quando estamos presentes ao escrever, tudo torna-se mais fácil. As ideias surgem, a mão se mantém em movimento no papel e sua confiança aumenta. Ela o torna um escritor seguro, livre, criativo e com energia para criar uma história, seja qual for o gênero literário escolhido por você. E esteja atento, pois sua mente trará imagens, ideias, palavras que o ajudarão a preencher com tranquilidade e facilidade sua folha de papel em branco.

Um ótimo domingo!😘