Uma viagem musical


Olá! Hoje trago como dica um curta-metragem disponível no Youtube. “Música das Esferas: Mimi e o Baú Mágico”, dos diretores e roteiristas Marco A. R. Alves, Luiz César Arashiro e Fernando Uehara, convida os internautas para uma viagem sonora em uma explosão de cores, sons e ritmos.

Com patrocínio da Petrobras, o curta de animação produzido pela BUMMUB e co-produção Tortuga estreou no YouTube com a proposta de, através da música, despertar nas crianças, de forma natural, uma escuta atenta e sensível.

Segundo seu idealizador Marco A. R. Alves, o projeto “Música das Esferas” (Brasil | 2024 | 18 min. | Animação) nasceu de uma experiência vivida em sua infância. “A música entrou em minha vida pela vitrola de uma tia, que tocava aos sábados, depois da faxina, um repertório que ia de Roberto Carlos às músicas dos grandes festivais”.

Na trama, acompanhamos a pequena Lalá, uma garotinha de 6 anos, e seu gato Mimi em uma visita a casa de seu avô Godofredo. Assim que a mãe de Lalá encosta o carro na frente da casa, Lalá e Mimi correm para encontrar o avô. E como todos os gatos, o curioso Mimi explora a sala misteriosa até encontrar um velho e pequeno baú aberto que guarda um chapéu palheta, uma camisa listrada, uma fita amarela, um pandeiro... Não resistindo a curiosidade, Mimi pula para dentro e se vê transportado para um mundo sonoro, com diferentes criaturas que vivem nos planetas Percussão, Sopros, Cordas e Vocal.

Enquanto os pequenos irão se atentar para Mimi e seus amigos de diferentes formatos e cores, os pais e avós farão uma viagem nostálgica. Alguém se lembra do Realejo que tocava nas feiras, parques de diversões, pracinhas? Quando eu era pequena, lembro-me que adorava ouvir sua música e ver o periquito tirando os papeizinhos coloridos da sorte com o bico. E da vitrola dos avós que tocavam músicas antigas? A minha avó adorava ouvir e cantar as músicas de Nelson Gonçalves e Francisco Alves.

São pequenas passagens que encontramos no curta que mescla os tempos atuais – Lalá no carro mexendo no computador, sem observar as figuras e ouvir os sons ao seu redor – com os tempos antigos – o avô tocando violão na calçada, uma charrete na rua, um relógio de pêndulo de chão de madeira na sala e um disco vinil de Ernesto Nazareth, tocando na vitrola.

Uma bela viagem musical!