Olá! Hoje trago dicas de
cinema para o fim de semana. Estreias para uma divertida sessão pipoca.
Flow, um longa-animado que já venceu mais de 50 prêmios, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Animação e duas indicações ao Oscar 2025, chega aos cinemas nesta quinta-feira, dia 20.
Com direção e roteiro do cineasta Gints Zilbalodis ("Longe" e do curta "Oasis"), a história acompanha um gatinho cinza escuro e solitário, que tem seu lar destruído por uma grande inundação. Em busca de refúgio, ele encontra um barco habitado por diversas espécies, tendo que se juntar a elas apesar das diferenças.
Com distribuição da Mares Filmes e Alpha Filmes, a animação que teve uma pré-estreia no shopping Iguatemi São Paulo, chega em 350 salas de cinema do país.
(FLOW - Letônia – Bélgica – França | 2024 | 85 min. | Animação – Aventura – Fantasia | Livre - Direção: Gints Zilbalodis - Roteiro: Gints Zilbalodis, Matiss Kaza -Distribuição: Mares Filmes | Alpha Filmes)
Desde ‘Parasita’, filme do diretor Bong Joon-ho e vencedor do Oscar de Melhor Filme, o cinema da Coreia do Sul tem se destacado no circuito mundial. Nesta quinta-feira, dia 20, retorna aos cinemas o filme The Moon: Sobrevivente, do diretor Kim Yong-hwa.
Em 'The Moon' acompanhamos três astronautas coreanos – Lee, Cho e o novato Hwang – partindo da Terra em direção a Lua, para realizarem uma exploração no seu solo. Mas durante o caminho um incidente ocorre e a atenção do mundo se volta para o único astronauta sobrevivente.
Estamos no ano de 2029, com a nave Woori-ho se aproximando da órbita lunar, quando uma explosão solar contribui para a morte dos dois astronautas que realizavam uma caminhada espacial, para restaurarem a comunicação da nave com o Centro Aeronaútico e Espacial da Coreia. O incidente deixa apenas um sobrevivente que decide pousar na Lua e cumprir com a missão. Mas quando uma chuva de meteoritos atinge o solo lunar, Hwang (interpretado pelo cantor e ator Do Kyung-soo (D.O.), do grupo KPOP - EXO) se vê preso na Lua. Para trazê-lo de volta para casa, o governo solicita a ajuda do ex-diretor de voo Kim Jae-gook (Sul Kyung-gu, de Memórias de um assassino) e arquiteto do módulo de Comando. Para Kim, essa se torna uma missão pessoal, uma vez que ele assumiu como sua responsabilidade o desastre ocorrido no passado.
Indicado em seis categorias no Grand Bell Awards, principal premiação do cinema da Coreia do Sul, o filme traz uma história com uma carga emocional e dramática que acrescenta toques que o diferenciam de outras tramas de filmes do gênero. São um pouco mais de duas horas de filme torcendo enquanto caminhamos pelo espaço ao lado de Hwang.
Kim Yong-hwa, que também assina o roteiro do longa, diz como trabalhou seu olhar para inovar a forma de contar a história para o público. “Eu queria criar um filme que não apenas demonstrasse excelência técnica, mas também trouxesse uma profundidade emocional e acredito que o cinema coreano cresceu o suficiente para se diferenciar de muitos outros filmes com temática espacial”, conta o diretor.
(THE MOON: SOBREIVENTE – Coreia do Sul/2023 - Direção e Roteiro: Kim Yong-hwa - Produção: Seo Ho-jin -Elenco: Sul Kyung-gu, Do Kyung-soo, Kim Hee-ae, Jo Han-chul, Park Byung-eun, Choi Byung-mo, Hong Seung-hee - Direção de Fotografia: Young-Ho Kim - Desenho de Produção: Hong Joo-Hee - Trilha Sonora: Jae-hak Lee - Montagem: Jeong Ji Eun - Gênero: ficção-científica, suspense/ 129 min. - Sato Company)