Olá! Como vocês estão? Hoje, quero conversar com vocês sobre o livro O astronauta, obra de ficção científica da editora Aleph que ganhou uma adaptação e está no catálogo da Netflix. O filme, lançado em 2024 é estrelado por Adam Sandler e Carey Mulligan, dois dos meus atores prediletos!
A história do autor Jaroslav Kalfař é interessante e o leitor é convidado a acompanhar seu protagonista: Jakub Procházka, o primeiro homem tcheco a visitar o espaço sideral.
Tudo começa quando surge um estranho fenômeno no céu. Para averiguar, a República Tcheca aceita o desafio e designa o professor de astrofísica Jakub Procházka para a missão, talvez o único capaz de realizar uma tarefa tão perigosa. Uma vez no espaço, ele deverá coletar a misteriosa poeira cósmica que surgiu entre Vênus e a Terra.
Em seu primeiro romance, o autor diz ter se inspirado na própria infância para uma narrativa imersa na cultura da República Tcheca.
Pessoalmente, gosto de assistir as adaptações, de ver os heróis saltarem das páginas dos livros e se tornarem tão reais quanto a nossa imaginação permitir.
Afinal, passamos meses acompanhando um personagem e caminhando ao seu lado, trocando confidências com ele, ouvindo seus planos e o acompanhando em suas aventuras. Lembrando-se de suas palavras e rindo com ele. Então certo dia, descobrimos, assistindo a uma adaptação, que ele fez outros amigos, que não somos mais as únicas pessoas a conhecê-lo tão intimamente. E o pior? Precisamos aceitar suas mudanças. Nosso velho amigo certamente não tem mais a mesma aparência da pessoa que nos tornamos tão companheira. A maneira como ela fala pode até ser parecida com a dele, mas não o seu timbre de voz, como também o seu modo de caminhar ou a cor do seu cabelo... que era um tom mais claro. Mas tudo bem, relutamos no início, mas terminamos aceitando essa ‘nova pessoa’.
Então, o que vocês acham de ler a obra e depois assistir ao filme? Estou curiosa para saber se vocês também gostarão de quebrar o encanto.