Olá! Como vocês estão? Fim de ano é sempre uma correria... parece que os dias e o tempo passam mais rápido! Vocês também têm essa sensação?
Essa é uma época que queremos finalizar tudo. Talvez seja isso que nos deixa estressados, por isso, comecei a fazer algumas mudanças. Desde o mês de novembro, estou fazendo as minhas compras de Natal e Ano Novo, terminando cursos, comprando minhas agendas e cadernos, programando minhas próximas atividades.
E quando dezembro chega me concentro apenas em rever o que fiz e o que eu quero fazer no próximo ano. É interessante e até assustador como nos deixamos “ir com a maré”, ou seja, como somos passivos e aceitamos a fazer coisas que não gostamos, quando deveríamos ter mantido nossos desejos e opiniões e tomado as rédeas da situação. Mas penso que nunca é tarde para mudarmos.
Há um método que adotei nos últimos anos e que me ajuda a focar quando o novo ano se inicia. Nas primeiras páginas das minhas agendas escrevo algumas listas: O que quero fazer em 2026 (desejos, o que funcionou), O que preciso deixar de fazer em 2026 (hábitos negativos, distrações, comportamentos) e Meus novos projetos (metas e objetivos).
Escrever tudo no papel – eu prefiro escrever a mão, com a minha letra e usando canetinhas de cores variadas – me ajuda a organizar melhor as listas, a analisar e refletir o que funcionou ou não funcionou, além de me ajudar a direcionar minha energia para o que é importante e fazer ajustes, quando necessário, durante o ano.
E vocês, como estão se programando para o ano que está chegando?
