Olá! Como vocês estão? Essa semana o Estado de São Paulo está com uma forte onda de calor e as temperaturas estão bem altas! Hoje fez 35º 😓! As manhãs estão frescas, mas as tardes estão muito quentes. E o verão no Brasil começou agora! E no país de vocês, como está o clima?
Como estamos em dezembro, férias de fim de ano, estou aproveitando para fazer meus planejamentos para 2026. Há novidades e, também, muitas mudanças. Entre essas mudanças, estão as minhas leituras. Para esse ano lerei diferentes gêneros, dentre eles, os livros de não ficção, onde estão incluídas obras sobre escrita, mitologia e biografias.
Posso dizer que 2025 foi um ano de boas, mas poucas leituras. Por que? Fui teimosa e não fiz as escolhas certas. Uma dessas escolhas foi a leitura de “Contos Inacabados” de J.R.R.Tolkien, um dos meus autores favoritos. Mas confesso que há épocas em que não me sinto empolgada para ler suas obras. Esse ano foi a vez de “Contos Inacabados”.
Penso que uma leitura deve ser sempre prazerosa para o leitor, que não deve ler um livro por imposição, obrigação ou porque “todos” estão lendo. A história precisa conquistar, cativar, convidar o leitor a caminhar ao seu lado por suas linhas. E há épocas em que algumas histórias ficam mais próximas de nós.
Por isso, não permita que opiniões ou marketing interfiram em suas escolhas. Todos os dias, novas obras surgem no mercado editorial. Seja seletivo e procure conhecer a história e o seu autor antes de adquirir o livro: a obra foi premiada?; como foi recebida pela crítica literária?; qual é a formação do autor?; a obra já foi adaptada para o cinema?; vale a pena doar o meu tempo para ler a obra?
São perguntas que ajudam a selecionar e escolher nossa leitura. E caso você inicie uma leitura e não goste de sua história, não hesite. Feche o livro e o guarde na estante. A hora de lê-la chegará no momento certo.
Um grande beijo!😘
