Abracadabra, isso é magia! A Bela e a Fera


Era uma vez...
 

“(...) As aparências enganam jovem príncipe cruel. Aprenda esta lição! (...).”

Era uma vez um jovem príncipe sem piedade que recusou dar abrigo a uma velha mendiga que bateu à sua porta. Como castigo, a velha senhora, que era uma fada, o transformou em Fera, assim como todos os criados do Castelo. 

“(...) Satisfeita, a fada colocou a rosa numa redoma de vidro.
- Esta rosa perderá todas as pétalas. A última cairá no dia do seu aniversário quando completar vinte anos. Se até aquela data você não for capaz de amar uma outra pessoa e ser amado, permanecerá como uma fera para sempre (...).” 

E o tempo passou...

Em 1810, após o naufrágio de seu navio, um comerciante financeiramente arruinado exila-se no campo com seus seis filhos, três rapazes e três moças. Apenas a filha mais nova, Belle (Léa Seydoux), uma menina alegre e cheia de graça, fica entusiasmada com a vida rural.

Mas quando seu pai arranca uma rosa para ela de um jardim encantado, o proprietário do castelo, um monstro, o condena à morte. Para salvá-lo, Belle se oferece em seu lugar. Uma vez, porém, dentro do palácio, Belle não encontra a morte, mas sim uma vida cheia de magia, luxo e tristeza.

A autora e a obra


Adaptado, filmado e encenado inúmeras vezes, o conto de fadas francês, A Bela e a Fera, originalmente escrito por Gabrielle-Suzanne Barbot em 1740, tornou-se conhecido em 1756, quando Jeanne-Marie LePrince de Beaumont, modificou a obra de Barbot.

Em 2017, os estúdios Walt Disney lançara para as telas do cinema uma nova produção. Dirigido por Bill Condon traz a atriz inglesa Emma Watson no papel de Belle; Dan Stevens vivendo a Fera; Ewan McGregor como Lumière; Ian McKellen como o relógio Cogsworth; Josh Gad como LeFou;Emma Thompson como Madame Samovar; Kevin Kline como Maurice (pai de Belle), Audra McDonald como Guarda Roupa e Luke Evans como o vilão Gastão.