Ser um dos escolhidos para despertar décadas à frente, quando a humanidade está praticamente dizimada, é um privilégio ou um castigo?
Qual é a história?
Em SILO, tudo se inicia em uma paisagem destruída e hostil, em um futuro ao qual poucos tiveram o azar de sobreviver. Os que ficaram vivem em uma comunidade, confinados em um gigantesco silo subterrâneo. Lá dentro, mulheres e homens vivem enclausurados, sob regulamentos estritos, cercados por segredos e mentiras. Para continuar ali, eles precisam seguir as regras, mas há quem se recuse a fazer isso. Essas pessoas são as que ousam sonhar e ter esperança, e que contagiam os outros com seu otimismo. Um crime cuja punição é simples e mortal. Elas são levadas para o lado de fora da construção e tem como função limpar as lentes que tornam possíveis enxergar o meio externo. Juliette é uma dessas pessoas.
E sua história continua em A ORDEM, segundo livro da série. Na história, o autor nos apresenta um novo personagem. O Deputado Americano Donald Keene, o arquiteto envolvido na construção dessas cidades subterrâneas.
Ao lado dele descobriremos muitos segredos. Um deles é sobre o Silo, uma "prisão" projetada para abrigar os escolhidos. Passados séculos, aqueles que agora nascem nada sabem dos acontecimentos do passado. Mas os homens que vivem no Silo 1, sabem e eles atravessam a barreira dos séculos por meio de turnos de trabalhos.
![]() |
| O autor Hugh Howey |
Divertindo-se com o herói.
Em ORDEM, personagens do primeiro volume - Juliette e Jimmy, o Solo - retornam para contar suas histórias que, no decorrer da trama, terminarão interligadas. Mas ao contrário dos dois, Donald é um personagem mais forte e carismático da série. Ele cria uma ligação com o leitor que, assim como ele, se vê confuso, manipulado, triste e desesperado. Apesar das muitas decisões, algumas precipitadas, que ele toma durante os momentos em que está desperto, não há como julgá-lo. Seus atos sempre possuem um motivo e terminamos aceitando suas decisões, já que ele é um sobrevivente a quem não foi dada uma escolha.
Quando o vilão é tão legal quanto o mocinho.
Talvez para alguns leitores, o vilão seja o mocinho da história, enquanto que para outros, ele é o próprio mal encarnado. Mas seja qual título você atribua a ele, seu papel na história é primordial para o desenrolar dos acontecimentos.
Cochilando no sofá.
Há histórias que crescem no decorrer das páginas. Que vão se tornando interessantes a cada linha de texto. Assim é a trama de SILO. Por isso, não dasanime. No início, você poderá se sentir um pouco tediado, mas persista, pois encontrará uma história inteligente e intrigante.
Torcendo o nariz.
Torcendo o nariz.
Acompanhar a prefeita Jahns e o xerife Marnes em sua descida, pelos degraus da escada de metal, foi um pouco cansativo.
![]() |
| Série publicada pela Editora Intrínseca |
Com o nariz dentro do livro.
A história de Silo realmente se inicia quando Juliette é banida para o exterior. A partir deste momento, você irá emergir neste mundo.
Mas será o segundo volume, ORDEM, que o fará ler sem parar. Alternando o passado com o presente em cada capítulo, o autor revela como tudo começou. Desde a catástrofe que dizimou as vidas de bilhões de pessoas até os motivos que levaram a concepção dos Silos. E à medida que o nosso protagonista se aprofunda mais na busca pela verdade, nós conseguimos interligar os fatos e decifrar a verdadeira razão para a existência daquilo.
A obra será adaptada para o cinema?
Sim. A obra teve seus direitos para adaptação cinematográfica adquirida pelo diretor Ridley Scott.


