Quebrando o Encanto? O Doador de Memórias

O Doador de Memórias
De Lois Lowry

“(...) Havia esperado um tempo enorme por aquele dezembro especial. Agora que quase o alcançara, ele não estava assustado, mas sim... ansioso, decidiu... Todos os que pertenciam ao grupo de Onze estavam excitados com o acontecimento que logo viria (...)”
(Livro O Doador de Memórias – Capítulo 1)

Embarcando em uma nova jornada

Adaptado para o cinema, a história não perdeu sua essência e mensagem: a de quando não há memórias, não há identidade, liberdade e individualidade.

Nosso protagonista Jonas não se diferencia dos demais colegas e, assim como eles, tem precisão com as palavras e trabalha para o benefício e bem-estar de sua comunidade. Seus melhores amigos são Fiona e Asher. E como todos os garotos de sua idade, Jonas entrará na fase adulta, deixando a infância para trás.

No dia de sua Cerimônia, Jonas receberá uma Atribuição, na qual trabalhará até o dia da sua Dispensa.

Nosso Jonas é um garoto de 12 anos, tão questionador e corajoso quanto o Jonas adolescente do filme do diretor Phillip Noyce, por isso, faz coisas que sua versão mais jovem não faz. O Jonas adolescente de 16 anos, já começa a questionar as normas da sua comunidade, os seus sentimentos por Fiona e por seu irmãozinho Gabriel.