Nos Bastidores de A Bela e a Fera

O vestido de baile amarelo de Bela aparece em uma das cenas mais memoráveis e romântica do filme.

“A coisa mais importante nesse vestido era se movimentar de forma graciosa durante a dança”, comenta Emma Watson que interpretou Bela. “Queríamos que parecesse que ele podia flutuar, como se pudesse voar”.
 
Para a figurinista Jacqueline Durran, criar o vestido que Bela veste quando dança com a Fera no salão de baile do castelo foi uma das tarefas mais difíceis. Devido à associação emblemática com o vestido amarelo e a personagem, o processo de design foi longo, envolvendo diversas discussões em relação ao seu visual, cor e material utilizado.

“A ideia sempre foi fazer o vestido amarelo em nosso filme, como uma homenagem à animação”, diz Durran. Desta forma, o vestido foi criado a partir de camadas múltiplas de cetim organdi levíssimo tingido de amarelo (55 metros no total), que foi cortado de modo geral em formato circular e precisou de 915 metros de fio. As duas camadas superiores foram estampadas com folhas de filigranas douradas em um padrão que acompanhava o piso em estilo Rococó do salão de baile e foi acentuado com 2.160 cristais Swarovski.

O vestido, que levou mais de 12 mil horas para ser feito e do qual diversas cópias foram feitas, não precisou de um espartilho ou armação para que Emma Watson pudesse ter maior movimentação, já que essa Bela é mais ativa do que a Bela do filme de animação.

Para a atriz, trabalhar com a figurinista foi uma das coisas mais maravilhosas. “Jacqueline é tão incrivelmente colaborativa”, comenta Watson. “Fiquei muito entusiasmada com o quanto ela queria a minha opinião... ela realmente queria compreender como eu via a personagem por dentro e por fora. Foi uma experiência muito especial para mim como atriz, e uma forma maravilhosa de construir e entender a personagem através desse processo”.