Clássicos do Cinema, Mary Poppins


Muitos clássicos da literatura mundial que encantou gerações com suas histórias ganharam adaptações e releituras para a tv e o cinema. Dentre elas, Mary Poppins da autora australiana Pamela Lyndon Travers (1899 – 1996). Entrando voando em cena, a babá da família Banks passa a ser conhecida no imaginário das crianças em todo o mundo a partir de 1934.

Em 'Walt nos Bastidores de Mary Poppins', filme dos estúdios Walt Disney, conhecemos como tudo começou.

O criativo Walt Disney desejando cumprir a promessa que fez às suas filhas, a de filmar Mary Poppins, persiste durante vinte anos para obter os direitos do livro da autora P. L. Travers. Mas a personagem era amada demais por ela, que relutou em colaborar e permitir que seu livro fosse filmado. Sem dinheiro e próxima a perder sua casa, Travers aceitou viajar para Hollywood. Uma de suas exigências, dentre tantas, foi a de aprovar o roteiro, antes de assinar o contrato com o estúdio.

Suas reuniões gravadas, por exigência dela, com o roteirista Don DaGradi e os músicos Richard e Robert Sherman são uma das passagens altas do filme. O temperamento difícil da escritora, que discutia por uma mudança de palavra, uma ilustração ou uma canção são cenas curiosas e divertidas. Cenas que contrastam com a história de sua infância no interior da Austrália.


Bela e sensível, a história é contada em flashback pelo diretor John Hancock. Assim conhecemos sua vida e a de sua família, principalmente, a de seu pai, o banqueiro Travers Robert Goff. Carinhoso, ele a incentivava imaginar e viver em um mundo onde tudo era permitido. Uma cumplicidade e afinidade que ela carregou por toda a sua vida.

Mas vamos aos filmes...

‘Mary Poppins’ estreou nas telas do cinema em 1964 com Julie Andrews no papel da protagonista, personagem que lhe rendeu um Oscar de Melhor Atriz. Em 2018, a história ganhou uma sequência, 'O Retorno de Mary Poppins' traz Emily Blunt dando vida a durona e misteriosa babá que transporta Jane, Michael, John e Barbara Banks para muitas aventuras.

A história de Mary Poppins se passa em 1910, em Londres, quando o banqueiro Mr. Banks, o severo pai dos pequenos e sapecas Jane e Michael, está a procura de uma babá. Todas que são contratadas, não ficam na casa por muito tempo. Então numa certa noite, enquanto Mr. Banks redige com sua esposa um anúncio de jornal, procurando por uma babá, sua filha Jane aparece com uma carta mostrando como seria uma babá perfeita. Zangado, o Sr. Banks rasga a carta e a joga na lareira. Mas, como mágica, a carta termina saindo pela chaminé e chegando nas mãos de Mary Poppins. No dia seguinte, a jovem babá bate a porta e diz possuir todas as qualidades exigidas pelas crianças. É o início de Mary Poppins na vida da família. Com seus poderes mágicos, ela transformará a vida de todos com muita música, magia e diversão.

As histórias podem ser assistias no Disney+ que traz todos os filmes em sua plataforma, além de curiosos extras para os fãs.

(Mary Poppins – EUA/1964 – Direção de Robert Stevenson. Com: Julie Andrews, Dick Van Dyke e David Tomlinson – 139 min.)

(Walt nos Bastidores de Mary Poppins – EUA/2013 – Direção de John Lee Hancock. Com: Tom Hanks, Emma Thompson e Paul Giamatti - 125 min.)

(O Retorno de Mary Poppins – EUA/2018 – Direção de Rob Marshall. Com: Emily Blunt, Lin-Manuel Miranda e Bem Whishaw - 131 min.)