Uma das narrativas mais reescritas em todo mundo, Cenerentola, Cendrillon, Yeh-hsien ou Cinderella é um dos contos de fadas mais antigos que tão bem conhecemos dos nossos livros de infância. Um de seus estudiosos foi a folclorista inglesa Marian Roalfe Cox (1860 – 1916) que fez um estudo abrangente da história catalogando 345 versões do conto.
Mas não é somente na literatura que Cinderela ganha versões do seu conto. No cinema, releituras sobre o conto são lançadas a cada década. A primeira viria a estrear na grande tela em 1950. A animação da Disney que conquistou a todos ganharia uma versão em live-action do estúdio em 2015. Dirigido por Kenneth Branagh trouxe Lily James no papel da heroína humilhada nas mãos da madrasta vivida por Cate Blanchett. Outra versão que também merece destaque é a narrativa ‘Para Sempre Cinderela’ (Ever After: A Cinderella Story/1998) de Andy Tennant, com Drew Barrymore no papel da jovem Cinderela.
E as adaptações continuam...
Em 2021 será a vez da cantora e compositora cubana Camila Cabello viver a personagem em “Cinderella”. O longa metragem dirigido por Kay Cannon chegará aos cinemas pela Sony Pictures.
