Dando vida aos Contos, Branca de Neve

Olá! Nas próximas semanas conversaremos sobre as adaptações e releituras dos clássicos contos de fadas no cinema. O primeiro conto é Branca de Neve.

O conto dos Irmãos Grimm ganhou muitas releituras para o cinema. Algumas fiéis ao conto da princesa branca como a neve, outras, com versões que trazem uma visão bem diferente da que todos nós conhecemos de nossos livros de história.

Tudo começou na década de 30, quando as heroínas dos contos de fadas começaram a ganhar vida através dos estúdios Walt Disney, que inspirado nos clássicos, contaram suas histórias para o público da época. 


O conto Branca de Neve dos Irmãos Grimm foi o primeiro a ganhar uma nova versão chegando às telas do cinema em 1937. Embora a maçã envenenada tenha ganhado destaque no longa-animado e a Rainha Má tenha visitado a casa dos anões apenas uma única vez – foram três visitas, na versão dos Grimm – a história da Disney ofuscou de tal modo outras versões, que dificilmente encontramos alguém que não a conheça.  

Mas nossa princesa branca como a neve também foi retratada em filmes como o divertido Espelho, Espelho Meu (2012) de Tarsem Singh, com Julia Roberts no papel da rainha má e Lily Collins como a inocente princesa.

Já em uma versão mais sombria da história, Branca de Neve e o Caçador (2012) de Rupert Sanders trouxe Kristen Stewart como uma corajosa princesa e Charlize Theron como a invejosa rainha.