Cinema com Pipoca, Eternos Companheiros

Uma história encantadora e comovente

A delicada história do novo filme do diretor Wing-Cheong Law é baseada no romance japonês “The Life of Quill, the Seeing-Eye Dog” de Ryohei Akimoto e Kengo Ishiguro. O livro que conquistou uma legião de leitores na Ásia conta a história de amizade e companheirismo entre um cão-guia e um deficiente visual.

Little Q é um labrador que nasceu com uma marquinha na pelagem. Esperta, ela recebe um treinamento que a torna um cão-guia. Um companheiro para o famoso Chef Li Baoting (Simon Yam) que, recentemente, perdeu a capacidade de enxergar e está inseguro e sem perspectiva para sua nova vida. O que, no início, parece ser uma incompatibilidade entre eles, logo torna-se uma ligação de amor, lealdade e amizade.




A bela história que estreia nos cinemas nesta quinta-feira, dia 19, traz uma produção cuidadosa. Foram quatro anos de preparação antes do início das filmagens, da escolha dos atores e do processo de treinamento com os cães. Um período longo, mas necessário para a construção da história, segundo o diretor Wing-Chong.

Durante as filmagens, o ator Simon Yam, que interpreta o Chef Li Baoting, fez questão de acompanhar o diretor nas visitas aos cães-guia e seus donos. “Simon até mesmo vendou seus olhos para entender e sentir como os deficientes visuais vivem e interagem com o mundo e com as outras pessoas”, comenta Chong. Ainda para o diretor, “Eternos Companheiros” deseja passar ao seu público a mensagem de que os cães-guia cumprem um papel. “Eles não apenas ajudam o deficiente visual a ter mais liberdade, confiança e independência, mas oferecem a ele amor, lealdade e conforto espiritual”.

(Xiao Q /Little Q/ China/Hong Kong/2019 – 107 min. – Drama, Família - Direção: Wing-Cheong Law - Roteiro: Susan Chan - Elenco: Simon Yam, Gigi Leung, Him Law, Charlie Yeung, Shanshan Yuan - A2 Filmes)