Dando Vida aos Contos de Fadas, Rapunzel


“(...) Rapunzel, jogue suas tranças! (...)”

Desde que foi publicada, a história de Rapunzel - a doce menina de cabelos compridos que foi presa por uma bruxa em uma torre no meio da floresta - já ganhou várias versões. Repleta de aventura, emoção, humor e muitos cabelos, ‘Rapunzel’ é um clássico conto de fadas em que a felicidade e o bem triunfam diante da crueldade e maldade de uma vilã.

Era uma vez...

Um lenhador e sua mulher que viviam em uma casa modesta. Com ansiedade, eles aguardavam pelo nascimento de seu primeiro filho. Mas a felicidade do casal não perdurou por muito tempo, quando no cair de uma tarde, o lenhador foi surpreendido roubando rapôncio no jardim da vizinha. O pobre homem só queria colher alguns maços da planta desejada por sua mulher.

A vizinha do casal, porém, não era apenas uma velha mulher rabugenta. Mas uma maldosa bruxa que se aproveitando da situação, pediu em troca dos rapôncios, a criança que estava por nascer. Assim que o bebê, uma linda menina, nasceu o lenhador cumpriu com a sua promessa. E a bruxa deu-lhe o nome de Rapunzel.

Quando Rapunzel completou doze anos, a bruxa a levou para a floresta e a trancou no alto de uma torre. Toda a vez que a madrinha ia visita-la, ela gritava: “Rapunzel, jogue suas tranças!”.

E assim, ela obedecia lançando seus compridos cabelos pela janela para que a bruxa o escalasse. Até que certo dia, um príncipe que atravessava a floresta ouviu um doce canto. E todos os dias ele retornava.


Então numa tarde, escondido atrás de uma árvore, ele viu a bruxa chegar e gritar. Assim, no cair da noite do mesmo dia, o príncipe repetiu as palavras que ouvira. Escalando a torre, ele se viu diante de Rapunzel, por quem se apaixonou e passou a visitar todas as noites. Até que um dia, foi a bruxa quem o recebeu no alto da torre.

As histórias narradas sobre a jovem de cabelos longos se assemelham até este ponto, para então seguirem por caminhos diferentes. Enquanto Rapunzel, na clássica animação dos estúdios da Walt Disney, consegue escapar das garras da bruxa Gothel e viver feliz para sempre, a outra Rapunzel tem um final menos glamoroso, mas também feliz.

Na versão dos Irmãos Grimm, a bruxa descobre as visitas do príncipe e corta os cabelos de Rapunzel. Grávida, a jovem é abandonada em um deserto. Enquanto isso, a bruxa espera pelo jovem no alto da torre. Desesperado com o desaparecimento da amada, ele se joga do alto caindo de bruços sobre um espinheiro que lhe fura os olhos. E por muitos anos, o príncipe vaga pelo deserto. Desolado, em farrapos e cego até reencontrar-se com Rapunzel e os filhos gêmeos.