Livros com Biscoitos, Obras para surpreender o leitor

Sabe quando acordamos com o desejo de encontrar uma leitura com uma história que nos surpreenda? Há alguns dias, acordei com esse desejo. Fui a minha estante e a percorri em busca dessas histórias. Terminei por encontrar três obras que quero compartilhar com você.  Algumas, são histórias que nos levarão para lugares nada habituais, com personagens enigmáticos que precisaremos descortinar, outras, que nos transportarão para lugares inimagináveis. Obras escritas por autores criativos, alguns deles, a frente do seu tempo. Alguns reconhecidos, outros incompreendidos, mas que nem por isso se deixaram abalar-se pelas críticas ou indiferença.

Comecemos com ‘As Fontes do Paraíso’ de Arthur C. Clarke, autor conhecido pela clássica obra ‘2001: Uma odisseia no espaço’ e considerado um dos três grandes autores de ficção científica, ao lado de Isaac Asimov e Robert Heinlein. A nova edição, que retorna ao catálogo da editora Aleph e chega às livrarias com uma bela capa ilustrada por Mateus Acioli, traz uma narrativa que explora o confronto entre a religião e ciência em uma sociedade que detecta um estranho sinal de rádio, de origem não humana, vindo do espaço.

O primeiro contato com uma raça alienígena, com seres inteligentes de outro planeta. Paralelo a este acontecimento, há a construção de um palácio no topo de uma montanha, em que um ambicioso engenheiro se propõe a criar uma ponte para ligar à Terra ao espaço sideral. Mas em seu caminho há um obstáculo, um monastério budista sobre a única montanha em que seu projeto poderá ser construído.

Já para os leitores que se interessam pela sétima arte, um livro curioso da DarkSide chega nas livrarias. Com uma edição de luxo - capa dura, fitilho, lombada colorida e guarda trabalhada - ‘Ed Wood Jr. - Contos & Delírios’ chega para contar a história de Edward D. Wood, diretor de filmes dos anos 40 que recebeu o título de ‘O Pior Cineasta de Todos os Tempos’. O carismático e entusiasta diretor, produtor, roteirista e, em alguns filmes, até ator, criou obras com baixo orçamento que traziam roteiros bizarros com histórias sem muito sentido. Nas palavras de Paulo Biscaia Filho, que escreve o prefácio da obra, “(...) o enredo não faz sentido para você? Apenas aceite e seja feliz. É Ed Wood (...)”.

Como uma pessoa mais interessada em montar filmes do que aprender a fazer cinema, Wood foi um cineasta que deixou um legado de obras ruins, mas demonstrou que com dedicação e confiança, todos somos capazes de superação críticas, insultos e obstáculos para concretizar nosso desejo e realizar nossos projetos.

São 33 contos de Wood, dentre eles, ‘Glen ou Glenda? (1953), considerado o seu trabalho mais autoral; ‘Plano 9 do Espaço Sideral’ (1959), considerado o pior filme de todos os tempos e ‘A Noiva do Monstro’ (1955), estrelado por Bela Lugosi, famoso ator por interpretar Drácula no cinema.

Mas se o seu desejo é ler uma narrativa acelerada que traz uma trama com ação e suspense, além de personagens excêntricos e por vezes dúbios, Trem Bala’ de Kotaro Isaka, da editora Intrínseca, é uma boa opção. Adaptado para o cinema com David Leitch na direção traz Brad Pit, Sandra Bullock e Logan Lerman no elenco.

Na trama, o leitor é convidado a embarcar numa viagem em um trem-bala de Tóquio para Morioka ao lado de um pai em busca de vingança, um assassino azarado e uma dupla letal. E para piorar a situação e instaurar o caos, uma mala misteriosa cruza o caminho de todos.

O interessante na obra de Kotaro é a sua criatividade. O leitor não sabe, assim como seus personagens, o que o aguarda à frente. Você não pode confiar em ninguém e em nenhum momento baixar a guarda. E com uma história que traz reviravoltas a cada página, o livro conquistou o mercado japonês com 700 mil exemplares vendidos.