Diogo Bercito lança seu primeiro romance em um evento na livraria Megafaun


Para comemorar o lançamento de seu primeiro romance, Vou sumir quando a vela se apagar, o jornalista e escritor Diogo Bercito recebe imprensa e convidados em um evento nesta quinta-feira, dia 21 de julho, às 19h, na livraria Megafauna (na loja localizada no Edifício Copan), em São Paulo.

Promovido pela Intrínseca em parceria com a livraria Megafauna, a programação contará com a presença do jornalista Chico Felitti, do podcast “A mulher da casa abandonada” que participará de um bate-papo com o autor que autografará os exemplares na sequência.

Na história de “Vou sumir quando a vela se apagar” conhecemos os amigos Yacub e Butrus, de menos de 20 anos, que vivem em um pequeno vilarejo na Síria durante a ocupação francesa, na primeira metade do século XX. Construída ao longo de anos entre o trabalho árduo no campo, conversas à sombra de uma árvore e baforadas de cigarro, a relação entre os dois aos poucos vai ganhando novos contornos. Tão logo percebem essa mudança, Butrus recebe um convite do tio: emigrar para o Brasil, onde ele já fixara residência. Mas a promessa de prosperidade do outro lado do mundo é abruptamente interrompida por uma tragédia, que para os médicos foi provocada por uma doença, mas, para Yacub, resultou da ação de um jinni – ser mitológico muito presente no imaginário árabe, capaz de fazer o bem e o mal.

É nesse momento que o leitor é transportado para um novo cenário: a efervescente São Paulo do início dos anos 1930, uma cidade em transformação, ponto de atração de pessoas de diferentes partes do mundo.

Logo no início da história, somos conduzidos pelo texto sensível do autor em que palavras não precisam ser ditas por seus protagonistas, para que possamos compreender seus sentimentos e nos emocionarmos com a relação entre eles. Dois garotos com sonhos, desejos, crenças, medos. E o profundo conhecimento da cultura e da história dos povos árabes por Diogo Bercito, enriquece o cenário das áridas terras da Síria, país pelo qual caminhamos ao lado de Yacub e Butrus.

Um pequeno, sensível e belo livro para se apaixonar.