Leitura no Sofá, A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê


Há livros e livros para lermos neste final de ano. Alguns com tramas originais que merecem ser lidos ou ao menos folheados. Esses são os meus preferidos, histórias que começamos a ler sem saber como irão se desenvolver através de suas páginas. A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê, de Ian Fraser é um desses.

Em seu primeiro livro publicado pela editora Intrínseca, Fraser leva o Nordeste para as estrelas com uma história inusitada em que combina elementos culturais do Nordeste a viagens intergalácticas. Há grandes conspirações, espécies de diferentes planetas e uma narrativa irreverente, divertida e original que celebra o poder da amizade, do amor, da música, da literatura e do Nordeste.

Mas vamos para a trama que é bem criativa...

Estamos no ano de 2577 e o espaço foi explorado pelos humanos graças à invenção da propulsão Guineensis, mecanismo que usa o óleo de dendê como combustível. A relação entre as variadas formas de vida é mediada pela Federação Setentrional, uma organização militar cujo objetivo é proteger, regulamentar e explorar o espaço exterior.

É nesse contexto, no planeta Cabula XI, que vive um humano chamado Severino. Após um acidente na Terra que quase provocou sua morte e lhe tirou tudo que mais amava, Severino passou a trabalhar como investigador profissional ao lado do melhor amigo, Bonfim, um alienígena cheio de estilo e de boca afiada. Só que Severino não é um investigador comum: no lugar do olho esquerdo, ele traz o Olho de Dendê, uma invenção que lhe permite ver as circunstâncias da morte de pessoas recém-falecidas.

Durante a investigação de um assassinato suspeito, Severino e Bonfim descobrem que a Federação pode estar envolvida em um plano com fins escusos e muito perigosos. Mas a dupla de investigadores não é a única buscando respostas, e seu caminho se cruza com o da inspetora Antonieta Capitolina Macabéa, uma capivara geneticamente modificada que serve à Federação sob a patente de Carcará Carmesim, e com a de Filomena, integrante do grupo revolucionário Paladinas do Sertão e antigo amor de Severino.

Para desvendar o caso, Severino terá que se juntar a Antonieta, Filó e outras figuras do seu passado, enfrentar seus traumas e lutar por um futuro possível para todos.