Diary´s Vivi, Férias e Livros


As férias estão chegando ao fim! Caminhadas, mergulhos no mar, pezinhos para cima e muitos bolos e pães no forno. Mas esta também é uma época em que faço planejamentos para o novo ano. Planejamentos de escrita, de leitura, de cursos... E estou ansiosa para começar tudo isso!

Quem acompanha o blog já conhece a coluna Quebrando o Encanto?. Um dos meus espaços favoritos que está no blog desde 2016. Na coluna conversamos sobre as obras literárias que deixaram as páginas dos livros e ganharam uma adaptação ou releitura para a pequena e grande tela.

E esse ano, ao contrário dos demais, escolhi as obras de um único autor. Em 2023, leremos as divertidas histórias de Agatha Christie. Divertidas? Como assim? Mas não são histórias com assassinatos? Você pode estar se perguntando. E a resposta é sim. E todas seguem a sequência que todos nós já conhecemos: uma morte misteriosa e inexplicável, seguida do aparecimento de um elegante detetive belga conhecido como Hercule Poirot ou de uma simpática senhora detetive amadora chamada Miss Marple. Mas essa previsibilidade é o que todos nós adoramos. 

Lembro-me quando comecei a ler as obras da autora. Na verdade, quem iniciou as leituras da série da escritora foi minha irmã caçula. E durante muitos meses, lemos muitas histórias. Era terminar um livro para iniciar outro em seguida.

No final do ano tínhamos lido quase todo os títulos disponíveis na biblioteca. Enquanto eu lia uma história de Hercule Poirot, ela mergulhava em um caso de mistério e crime ao lado de Miss Marple. E havia um pacto entre nós duas. A de jamais comentar sobre a história que a outra estava lendo. Lembro-me que dividimos apenas dois livros, que lemos juntas. Cada uma em um horário diferente. Quem lia de manhã tinha que ceder para a outra ler à noite. As histórias eram “O Caso dos Dez Negrinhos’ e ‘Assassinato no Expresso do Oriente’. Dois dos meus livros prediletos com finais intrigantes e inesperados.

Para nossa leitura em 2023, escolhi doze títulos que leremos durante o ano. E começamos lendo no mês de janeiro, “A noite das bruxas’, 60º romance da autora publicado originalmente em novembro de 1969, quando a autora tinha 79 anos.

Então, empolgados para ler comigo? Será um prazer ter a companhia de vocês ao longo dos próximos meses.