Leitura no Carnaval com Maya e a Fera

Há pequenos livros cuja narração traz grandes mensagens. Histórias compartilhadas pelos autores com seus leitores. Muitos deles são livros dirigidos para jovens leitores, mas que encantam a cada página, seja por suas ilustrações ou por sua narrativa. Assim é o livro Maya e a Fera, da surfista profissional de ondas gigantes e recordista mundial, a brasileira Maya Gabeira

Escrito originalmente em inglês e ilustrado por Ramona Kaulitzki, o livro chega ao país pelo selo Ouro Planeta, da Editora Planeta. O lindo e suave traço de Kaulitzki conta a história de uma garotinha que vive em um pequeno Vilarejo de Pescadores chamado Nazaré, em Portugal. Com o sonho de se tornar uma surfista, Maya, com sua prancha cor-de-rosa embaixo do braço, passa a se dedicar ao esporte superando seu problema de saúde e, principalmente, todos os empecilhos que surgem por ela ser uma menina em um esporte masculino.

Superação, ousadia e coragem. Maya Gabeira compartilha em seu primeiro livro sua história, ensinando para as crianças que seus sonhos podem se tornar realidade através da dedicação e persistência.

“Devemos incentivar as crianças a seguirem em busca de seus sonhos, a descobrirem seu verdadeiro eu, a experimentarem, errarem, a se levantarem e nunca desistirem. Especialmente para as meninas: sua coragem, sua curiosidade e sua vontade de se desafiar devem ser sempre incentivadas, nunca questionadas”, diz Maya.

Surfista desde os 14 anos, em fevereiro de 2020, Gabeira bateu o recorde mundial feminino após surfar a maior onda do mundo, de 22,4 metros, em Nazaré. Sua marca foi oficializada pelo Guinnes World Records. Uma jornada difícil em que ela precisou dominar não apenas seus problemas físicos - após um acidente em uma onda em que quase se afogou e saiu seriamente ferida –, mas também emocionais.

Assim como as gigantes e belas ondas de Nazaré, um livro com uma grande mensagem.