O Hábito da Leitura


Olá! Depois de dias organizando e limpando a minha estante de DVDs e Blu-rays, esse fim de semana ficarei de papo para o ar!  Apesar do frio, hoje fez 10 graus pela manhã e precisei me empacotar para passear com o meu cachorrinho, o dia foi ensolarado.

Escolhendo um dos livros que recebi das editoras para ler neste fim de semana, me veio em mente... Será que alguém lê um livro do qual não gosta?

Muitas pessoas me perguntam como eu consigo manter uma leitura continua. Terminar e iniciar outra, terminar e iniciar. Acredito que essas pessoas também gostem de ler, mas não gostam das histórias que leem.

Muitas vezes, o culpado pela nossa falta de interesse na leitura é a escolha errada que fazemos de um título. Afinal, uma leitura deve ser prazerosa e jamais obrigatória. Por isso, costumo dizer para quem me pergunta sobre as minhas leituras, que eu sempre leio histórias que me cativam, me empolgam, me acrescentam algum conhecimento. Sem obrigação ou imposição. E se eu começar um livro e não gostar, eu não o leio. Não vejo problema quanto a desistir de uma leitura. Não desistimos de um filme? Não desistimos de ouvir uma música? Então também podemos desistir de ler uma história que não conquiste nossa empatia ou desperte nosso interesse.