Coleção Clássicos do Cinema e seus Astros


Olá! O dia amanheceu ensolarado e fui dar uma caminhada pelo calçadão da praia. Última semana do mês! As férias estão terminando e como faço todo o ano, tirei a tarde para arrumar minhas estantes de DVDs e Blu-rays. Durante minhas limpezas, sempre redescubro discos. Hoje foi a vez da coleção Grandes Astros do Cinema do Jornal Folha de S. Paulo. Uma coleção vendida nas bancas em 2014, com o jornal de domingo. Ainda me lembro dessa época, quando me levantava cedo para ir comprar o jornal. Foram 25 semanas!

Para os cinéfilos é uma coleção imperdível! Cada livro traz um astro consagrado do cinema. Com textos dos críticos de cinema Cássio Starling Carlos e Pedro Maciel Guimarães, os leitores podem conhecer a biografia e filmografia dos seus atores prediletos, além de fotos e curiosidades sobre os bastidores dos seus filmes.

O primeiro volume da coleção traz o ator inglês Cary Grant, um dos maiores nomes do cinema da sua época, conhecido por suas atuações baseadas no humor e em sua agilidade corporal. Mas a coleção também traz Ava Gardner, Paul Newman, Brigitte Bardot, Alan Delon, Clark Gable, Marlon Brando, Ingrid Bergman, Marilyn Monroe, entre outros.

Para que o público veja ou reveja o astro em cena, cada livrinho de capa dura traz um filme do ator. Filme que contribuiu para sua projeção na indústria cinematográfica e o ajudou a conquistar de vez seu público.

E hoje, meu cinema com pipoca foi ‘Levada da Breca’ com Cary Grant em uma comédia deliciosa ao lado de Katharine Hepburn.

Dirigido por Howard Hawks, a comédia estreou nas telas em 1938. Época em que o gênero ‘screwball comedy’ conquistou o cinema americano. Com diálogos rápidos, ele surgiu para divertir um público entristecido com o empobrecimento e o desemprego provocado pela quebra da Bolsa de Valores em 1929.

Na história, Grant é David Huxley. Um paleontólogo que se envolve por acaso com a jovem extrovertida Susan Vance (Katharine Hepburn). Tudo acontece quando David vai a um jogo de golpe com o intuito de conversar sobre o seu trabalho no Museu com um futuro doador. Mas durante a partida, ele conhece uma inteligente e esperta jovem que se apaixona por ele. Para mantê-lo ao seu lado, Susan cria uma sucessão de acontecimentos dos quais David se vê cada vez mais envolvido. É quando entra em cena um leopardo. E as coisas se complicam ainda mais quando ele aceita acompanhar Susan até a propriedade de sua tia. Um carro roubado, um leopardo desaparecido e uma história mal contada levam o casal a ser preso pelo xerife da cidade.

O ritmo acelerado e as situações inusitadas vividas pelos dois tornam ‘Levada da Breca’ um filme delicioso para assistir no sofá de casa.