Dia quente! 37º graus!!!!!!! 😳Uma onde de calor está instalada no estado de São Paulo e só irá embora na quarta-feira! Até lá, vamos beber muita água, tomar banho frio e comer sorvete! E hoje, a sobremesa de domingo foi salada de fruta com sorvete. Gostoso e refrescante!
E como sempre fazemos, hoje é o nosso dia para papearmos sobre escrita. Na semana passada, falamos sobre o nosso primeiro leitor. Um assunto que muitos de vocês gostaram. Durante a semana, recebi vários comentários sobre nosso bate-papo e um deles chamou a minha atenção. O comentário foi: Como devo escolher o meu primeiro leitor?
Gosto muito da dica do autor Stephen King que em seu livro “Sobre a Escrita” (On Writing) diz: “(...) Sempre mostro o que escrevi para quatro ou cinco amigos próximos que se mostrem dispostos a ler (...).”
Entretanto, sua primeira leitora é e sempre foi Tabitha, sua esposa. Em suas palavras, “(...) uma leitora extremamente receptiva e solidária, mas que não hesita quando encontra algo que julga errado (...).”
Como escritora, também tenho a minha primeira leitora que é a minha mãe. Não a escolhi por ser a minha mãe, mas por ela ser uma pessoa que lê muito, receptiva a novas ideias, direta nas suas opiniões e conhecedora da língua portuguesa. E costumo discutir com ela a história, muitas vezes, ainda não finalizada. Conversando, consigo enxergar em que parte da história preciso reescrever ou lapidar, quais cenas devem ser cortadas para que a história não perca o ritmo, que personagens precisam ser mais descritos e outros detalhes.
E escolhido o seu primeiro leitor, aprenda a escutar o que ele tem a dizer.
Um bom domingo!😘😘
.jpg)
.jpg)