Projeto de Leitura, Príncipe Caspian


3o Encontro

Príncipe Caspian

Olá! Hoje é o nosso terceiro encontro e conversaremos sobre o livro Príncipe Caspian, a terceira crônica que estamos lendo e uma das minhas prediletas! Desta vez, resolvi ler no meu grande livro único, do qual gosto bastante! Tanto a diagramação, quanto o tamanho da obra são lindas de se ver e ler. E por ser um projeto de leitura conjunta, haverá spoilers durante nosso bate-papo.

Então vamos lá...

Adaptado para os cinemas em 2008, pela Walt Disney Studios,  'Príncipe Caspian' inicia uma nova aventura com o leitor já descobrindo que a Feiticeira Branca está morta e Aslam desaparecido. As árvores estão caladas, os anões, faunos, centauros, minotauros e criaturas que habitam o Reino de Nárnia, à beira da extinção. Nada mais está como antes. E o mundo deixado pelos Reis Pedro e Edmundo e pelas Rainhas Susana e Lúcia está em ruínas, assim como o Castelo Cair Parável. Surpresos, os irmãos Pevensie descobrem que 1300 anos se passaram, desde a ausência deles.

Governada pelo tirano Lorde Miraz, que deseja tomar o lugar do verdadeiro herdeiro do trono, Príncipe Caspian, a Era de Ouro de Nárnia transformou-se em uma lenda. Para os invasores telmarinos, os antigos habitantes fazem parte do folclore das terras, agora, conquistadas por eles.

Lembro-me de ir assistir ao filme na cabine de imprensa (uma sessão apenas para jornalistas) e de ter gostado logo no início. Talvez por ser repleta de ação, a história diverte muito mais do que a sua antecessora, ‘O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa’, que confesso não gostar muito!


Nessa história há momentos empolgantes, como o despertar do Rei Netuno para impedir o avanço das tropas de Miraz (uma das cenas mais bonitas do filme), o voo dos heróis no dorso dos grandes pássaros em uma emboscada no terreno dos inimigos, o despertar das grandes árvores, o retorno de Aslam e outras surpresas.

“(...) Aslam, como você está grande!

‘É porque você está mais crescida, meu bem.’

‘E você, não?’

‘Eu, não. Mas, à medida que você for crescendo, eu parecerei maior aos seus olhos (...).”

Com mais batalhas e personagens, esta terceira história consegue manter o mesmo ritmo e magia do bem-sucedido e sucesso de bilheteria ‘O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa’. É ler, assistir ao filme e divertir-se.

Até a próxima! Vejo vocês em outubro com ‘A Viagem do Peregrino da Alvorada”.