Encontros de Escrita



Olá! Domingo! Hoje o dia amanheceu com temperatura amena e convidativa para uma caminhada. E com esse dia tranquilo, aproveitei para começar a organizar minhas leituras e estudos dos novos livros de J.R.R.Tolkien. No fim do ano passado, comprei dois livros para a minha coleção: ‘O Hobbit Anotado’ e ‘A Natureza da Terra Média’. E ontem comprei ‘O Atlas da Terra Média’. São livros lançados pela editora HarperCollins que eu ainda não tinha na minha coleção.

Vocês podem estar se perguntando o porquê eu leio e estudo Tolkien. Todo escritor tem um autor que o inspira em sua escrita. Estudo o texto, as histórias, a escrita de Tolkien desde o início da década de 2000, quando os livros do autor ainda não tinham começado a ganhar projeção com suas adaptações para as telas do cinema pelo diretor neozelandês Peter Jackson.

Lembro-me quando encontrei meu primeiro livro do universo tolkieniano. Era uma tarde chuvosa de sexta-feira e a livraria estava tranquila. Minha intenção era a de encontrar um livro para ler nas próximas semanas. Um livro que trouxesse uma história complexa e original.       

Então, após uma longa procura encontrei um pequeno livro. Discreto, com uma capa azul claro com losangos de uma tonalidade de azul mais escuro, a obra estava ao lado de outra, que se chamava 'O Senhor dos Anéis'. Comparada aos outros livros, 'O Hobbit' não possuía nenhum charme. Mas assim que o tomei em mãos e folheei suas páginas, senti que faria uma longa viagem através de suas vastas terras.

E foi isso o que aconteceu depois de conhecer um pequeno e simpático hobbit, que vivia nas verdes Colinas do Condado. Num lugar onde a grama era bem aparada e tinha portinhas redondas que abrigavam um hospitaleiro e feliz povo de pés grandes e peludos. Era o início de uma amizade duradoura.

Mas qual o motivo de eu estar contando tudo isso para vocês? Primeiro, para incentivá-los a ler; segundo, para demonstrar que um escritor precisa estudar, pois escrever exige não apenas aptidão, mas também técnicas e terceiro, para dizer que todo escritor possui um autor que o inspira e o conduz pelo mundo das palavras.

Quando iniciamos no ofício da escrita, nosso texto se assemelha ao estilo do escritor cujas obras lemos e admiramos, mas isso não é motivo para nos preocuparmos. Com o tempo nosso ‘jovem escritor’ irá moldar sua escrita e passará a ter seu estilo. E com o passar dos anos, seu texto passará por grandes mudanças até chegar à ‘maturidade’ e ser reconhecido pelos seus leitores.

Um ótimo domingo!