A saga 'Duna' e sua adaptação para o cinema


Olá! Vocês já leram o romance de ficção científica ‘Duna’ do escritor Frank Herbert? Publicado em 1965, a obra é um dos livros mais vendidos de todos os tempos.

Lembro-me quando li ‘Duna’, foi na década de 90. Estava à procura de um livro e a bibliotecária o indicou para leitura. A saga tinha seis livros, porém, li apenas os dois primeiros. Uma frase do livro que me marcou foi “Apenas aqueles que conseguem vencer seu medo sobreviverão”.

Como leitora de ficção, gostei muito da história que nos transportam para as areias do deserto de Duna e de seu protagonista, Paul Atreides. Mas no terceiro livro, Paul não está tão presente e fui perdendo interesse pela saga.


Original, perturbadora e marcante, 'Duna' é aquela história que permanece conosco por muitos anos. Posso dizer que ainda me lembro do meu primeiro encontro com a obra. Do nobre Duque Leto e de seu filho Paul Atreides. Dos assustadores vermes da areia que habitam o árido Arrakis. Do clima, da especiaria, dos olhos azuis dos habitantes do planeta.

Adaptado para os cinemas em 1984 pelo cineasta David Lynch, o best-seller de Frank Herbert foi um fracasso de crítica e público. Mas as séries para TV, realizadas por John Harrison, teriam um melhor desempenho, recebendo dois Emmys.

Foi então uma agradável surpresa receber a notícia de que o estúdio Warner Bros. Pictures traria uma nova adaptação da obra para o cinema, sob o comando de Denis Villeneuve.

Para quem ainda não leu a série, ‘Duna’ conta a jornada de Paul Atreides, jovem talentoso e brilhante que nasceu com um destino grandioso, para além até da sua própria compreensão, e precisa viajar ao planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de sua família e de seu povo.

No segundo filme da série ‘Duna: Parte Dois’, que estreia nos cinemas no próximo dia 29, a história explora a jornada mítica de Paul Atreides (Timothée Chalamet), agora ao lado de Chani (Zendaya) e dos Fremen, que pode levá-los até a uma guerra, se necessário for, para Paul se vingar dos conspiradores que destruíram sua família. Diante da difícil escolha entre o amor de sua vida e o destino do universo conhecido, ele dará tudo de si para evitar o futuro terrível que só ele pode prever.