Encontros de Escrita


Olá! Hoje o dia amanheceu com uma temperatura amena, ótima para uma boa caminhada. Um descanso para pensar, sentir o ar frio da manhã e ouvir o silêncio. Você gosta de escutar o silêncio? Eu adoro! Era cedo quando eu sai com o meu cachorrinho para passear. E a manhã estava tão tranquila, serena e calada, que eu consegui escutar os meus passos e os dele no asfalto da rua.

E como hoje é Domingo é dia de batermos papo sobre Escrita. O assunto dessa semana é ‘Como encontrar ideias’. Afinal, por onde começar? Essa é a pergunta que mais escuto de muitas pessoas com as quais converso e os e-mails que recebo dos leitores do blog*

Há quem pense que encontrar ideias é uma ação complicada. Ao contrário, as ideias giram em volta de nós. Giram a todo o momento. O que precisamos é estar atentos para enxergá-las. Você pode encontrar uma ideia caminhando em um parque, observando uma paisagem, ouvindo uma conversa, assistindo a um filme, ouvindo uma música, lendo um livro.

E a ideia não virá pronta, detalhada, clara. Ela surgirá de repente e por isso, devemos estar sempre atentos. Pode ser uma frase, uma palavra, uma cena. E para não a perder precisamos ser rápidos e transcrever o que vemos e sentimos em uma folha de papel. Rápidos, sem nos preocuparmos com a construção das frases ou com o sentido das palavras, pois a ideia pode surgir num vislumbre. E você não precisa desenvolvê-la no minuto seguinte. Pode guardar a ideia para voltar a ela no dia ou na semana seguinte. Não é preciso pressa.

Pratique esse exercício nos próximos dias e veja como as ideias surgem para você, pois elas sempre aparecem quando as desejamos.

Um bom domingo!

*Se você tem dúvidas ou deseja conversar comigo sobre Escrita ou Leitura, fique à vontade para me enviar um e-mail. Irei adorar bater-papo com você. Sugestões também são bem-vindas para falarmos mais sobre esse assunto. Meu e-mail: vivianemfranca70@gmail.com