Encontros de Leitura

Olá! Domingo de Carnaval! E para passarmos esse dia que tem desfile de escola de samba, bloco de rua, trio elétrico (caminhão equipado com um sistema de som que leva música ao vivo pelas ruas da cidade) e muita diversão, que tal conversarmos sobre leituras?

Vamos então ao nosso bate-papo de domingo! Hoje quero conversar, refletir com vocês, sobre os livros hypados.

Mas o que é um livro hypado? Fui pesquisar e encontrei a definição: quando queremos nos referir há um livro que está sendo muito divulgado ou popularizado nas redes sociais por influencers digitais.

Curiosa, fui pesquisar os livros indicados e achei interessante. Há muitas obras que não possuem qualidade literária e não trazem magia ou emoção em suas histórias. Na verdade, esquecemos delas assim que fechamos suas páginas. E elas sequer merecem fazer parte do nosso acervo, pois não iremos indicar como leitura para nossos amigos ou familiares.

Mas como eu escolho meus livros?

Visito os sites e blogs das editoras e dos autores cujas obras desejo ler. Leio matérias de críticos literários e leio trechos dos livros (disponibilizados, por exemplo, pela Amazon). Por fim, escolho a história que, no momento, desejo ler. Uma escolha que segue apenas meus critérios. E, com esse processo, dificilmente, escolho e compro um livro que não lerei. Livros são para serem lidos, indicados e discutidos. Para nos levar a conhecer outras culturas e nos inspirar. Seja, portanto, um leitor exigente e leia boas histórias.