Encontros de Leitura


Olá! Hoje iniciamos nossos Encontros de Leitura. Bate-papos que acontecerão sempre aos domingos, com exceção de hoje, como já conversei com vocês.

Serão cinco encontros para conversarmos sobre o hábito de ler, diariamente, que todos devemos cultivar. E o tema de hoje é: Como nos motivar e nos inspirar para ler.

Ler é um hábito. Assim como dedicamos nosso tempo para caminhar, assistir a um filme, conversar com um amigo no final de semana, viajar para a praia nos feriados... ler um livro requer dedicar uma hora desse nosso tempo.

Quando estamos na escola somos estimulados por professores a lermos clássicos e obras que consideramos difíceis. Como há a obrigatoriedade em realizarmos essas leituras e como temos uma orientação, um suporte, lemos sem problema. Mas e depois?

Você já experimentou reler esses livros? Irá se surpreender. Muitos desses livros que você considerava difícil, na verdade, são apenas histórias que requerem um outro tipo de leitura. Técnica que você não possuía naquela época. E o nosso nível de leitura se modifica ao longo dos anos. Agora, sem o professor ao seu lado, você será a única pessoa a motivar você mesmo.

Procure fazer uma listagem com os nomes dos livros e autores que você deseja ler ao longo dos meses. Você poderá acrescentar outras obras no decorrer do ano, mas com uma lista em mãos, poderá dirigir suas escolhas. Por exemplo, esse ano eu optei por ler obras de autores de diferentes nacionalidades, autores que eu ainda desconheço ou cujas obras não li. E impus uma condição: ler histórias com volume único. Esse ano não desejo ler séries, pois meu objetivo é ler um pouco mais. Afinal, há tantas histórias para conhecermos!

Mas como nos motivar e nos inspirar para lermos cada vez mais?

Quando escolhemos histórias com as quais nos identificamos, mais nos sentimos inspirados para conhecê-las, dedicando mais do nosso tempo. Nossa leitura torna-se diária e inserida nas atividades do nosso dia a dia. Ter uma rotina, uma ânsia por conhecimento e amor pelas letras é um bom começo para você se tornar um verdadeiro leitor.