Encontros de Leitura

Olá! Domingo chuvoso. Um tempinho gostoso para escrever, ver um bom filme e assistir aos shows de Lollapalooza no sofá de casa! Mas não deixei de lado minhas leituras e finalizei três livros: “O Café da Praia”, do nosso Clube de Romances Cartas Para Você; “Se Os Gatos Desaparecessem do Mundo”, uma leitura para um leitor mais jovem e “A Lanterna das Memórias Perdidas”, um dos livros mais belos que eu já li. E como estamos chegando no final do mês, temos um encontro no dia 31 para conversarmos sobre a leitura de “O Café na Praia” de Lucy Diamond. Espero por você!

Mas hoje iremos deixar as leituras das obras de lado e conversarmos sobre o assunto: Como tomar posse de um livro.

Afinal, o que significa tomar posse de um livro?

Tomar posse é estabelecer uma relação com a obra através do diálogo e da escrita em suas folhas. Para Mortimer J. Adler, autor da clássica obra “Como Ler Livros – O Guia Clássico para leituras inteligentes”, a posse de um livro apenas ocorre quando o livro passa a fazer parte do leitor. Por isso, o autor diz que “(...) a melhor maneira de você fazer parte do livro é escrevendo nele (...).”

Escrever sem preocupar se você está rasurando, riscando, danificando as páginas do livro. E para que suas anotações sejam inteligentes e proveitosas, o autor cita algumas técnicas de anotação. São técnicas que eu utilizo há muitos anos nos meus livros, durante minhas leituras.

Dentre elas: sublinhe os trechos principais, trace linhas verticais nas margens, insira números nas margens, circule palavras-chave ou frases, escreva nas margens da página.

Com um lápis em mão, essa técnica ajuda você a tomar posse do livro que está lendo e/ou estudando. Procure aplicar essa técnica durante suas leituras e veja se sua leitura será mais eficiente e produtiva.

Um ótimo domingo!