Leituras em Andamento


Olá! Começo de mês é sempre época de arrumar as estantes de livros. Abrir espaço para os que estão chegando e tirar aqueles que já foram lidos. Muitas obras permanecem, enquanto outras são separadas para serem doadas. Gosto de doar livros, de presentear o próximo com histórias.

E durante a arrumação puxei dois livros da autora Agatha Christie, que recebi da assessoria de imprensa da editora HarperCollins: “O Cão da Morte” (publicado em 1933) e “Três ratos cegos e outros contos” (publicado em 1950). São as novas edições que a editora está lançando desde 2020. Particularmente, estou gostando delas por trazerem ao início de cada edição uma abertura diferente para cada um dos detetives da autora e ao final, curiosidades sobre a obra. E para ajudar os leitores a organizarem sua coleção na estante (o que eu estou fazendo!), as edições trazem a data da publicação original dos livros em língua inglesa.

Por que eu escolhi esses dois títulos? Primeiro, por serem contos. Segundo, por um detalhe que eu não conhecia na escrita da autora e que encontrei em “O Cão da Morte”. Agatha Christie insere um novo elemento nessa coletânea de contos: o sobrenatural. São 12 contos nesse volume! Já a outra edição traz 9 contos, sendo que o conto “Três ratos cegos” foi um pedido da Rainha Mary, da Inglaterra, como presente de aniversário de seus 80 anos.

Por serem contos será uma leitura rápida, por isso, peguei os livros e juntei com os outros que lerei em abril.