Lendo Literatura Oriental

Com um dia lindo de outono, entenda-se por céu azul e brisa fresquinha, peguei a minha máquina fotográfica para fotografar o livro Se os gatos desaparecessem do mundo, romance de estreia do autor japonês Genki Kawamura, que chegou nas livrarias pelo selo Bertrand Brasil, editora Record. 

Romance de estreia de Kawamura, a obra - que figura como ‘ficção de cura’ (healing fiction) - foi traduzida para dezoito idiomas e já vendeu mais de dois milhões de exemplares no mundo. Mais um livro do nosso Projeto Lendo Literatura Oriental. Como vocês já sabem estamos lendo, este ano, obras contemporâneas escritas por autores asiáticos. O primeiro livro foi o belo e sensível A lanterna das memórias perdidas de Sanaka Hiiragi, também da editora Bertrand Brasil. 

Hoje conversaremos sobre um romance que nos convida a refletir sobre o sentido da vida. Tudo começa quando um jovem carteiro recebe a notícia de que lhe restam poucas semanas de vida. Longe de sua família - distante do pai após a morte de sua mãe -, com poucos amigos e com um gato chamado Repolho como seu companheiro, ele recebe a visita do Diabo. Ahola, como passa a chamar o Diabo, aparece em seu apartamento com uma proposta um tanto inusitada: para que nosso jovem ganhe um dia de vida extra, ele precisa escolher alguma coisa para desaparecer do mundo.  

“(...) Prazer em te conhecer! 

Ao olhar para saber de quem se tratava, vi a mim mesmo. 

Não, não podia ser, eu estava bem aqui. Então só podia ser outra pessoa, um estranho que se parecia comigo e estava na minha casa, me encarando. (...)” 

No início parece ser uma boa proposta, mas logo nosso carteiro vê que essa não é uma tarefa tão fácil. A convivência com o Diabo o faz refletir e repensar sobre como ele está vivendo sua vida, fazendo suas escolhas, principalmente, depois da morte de sua mãe.  

Um pequeno e belo livro que traz uma escrita simples, mas encantadora com suas passagens sensíveis e reflexivas e seus diálogos ora divertidos, ora comoventes.