Junho, época das Festas Juninas!

Pula a fogueira, iaiá... pula a fogueira, ioiô.

Junho chegou e com ele o friozinho e os chocolates quentes de fim de tarde! Mas esse mês também é época das Festas Juninas. Do arraial enfeitado com bandeirinhas e balões. Das cantigas de São João. De suas mesas com comidas tradicionais e deliciosas. Milho-cozido, pamonha, bolos de milho, canjica, paçoca, quentão, arroz doce, espiga de milho, pé de moleque, maçã do amor...

Sempre procuro ir em uma festa para comer as guloseimas, assistir as quadrilhas (danças folclóricas) e ver a criançada com seus vestidinhos coloridos e chapeuzinho de palha na cabeça. Quando pequena, adorava dançar quadrilha. Minha mãe fazia trancinhas no meu cabelo e das minhas irmãs e pintava as nossas bochechas desenhando várias pintinhas pretas. Já fui até noivinha! Ainda me lembro do meu vestido com fitas rosas e amarelas, uma a uma costuradas no vestido pela minha mãe. Ele ficou lindo!

E o gostoso é que cada região do país possui sua tradição. Gosto muito das festas da região do Nordeste. Já fui em muitas delas e ainda me lembro das fogueiras acessas na frente das casas.

Para quem não conhece essa festa popular, trarei curiosidades sobre ela durante o mês. O que acham?

E a primeira curiosidade é o Arroz Doce Cremoso, uma comidinha típica de festa junina que deve ser servida bem quentinha. Uma das minhas prediletas! E o mês só está começando e o meu cunhado já preparou um prato para entrar no clima das festas.


Os ingredientes são bem simples: leite, leite condensado, arroz, açúcar, raspas de laranja e canela. E como as noites de outono no sudeste são frias, servimos ele quente em pequenas cumbucas.

Outra guloseima é o pão de mel que sempre está nas mesas das festas! Ganhei esses de presente da minha irmã.

"Olha a cobra! É mentira!"

Um ótimo final de semana!