Olá! Segunda-feira... e começamos a semana. E o meu livro para os próximos dias é a obra Contos de Fadas Japoneses de Yei Theodora Ozaki, autora de ascendência japonesa e inglesa . Estudo os contos de fadas há mais de 10 anos e ainda não havia lido contos de fadas da Terra do Sol Nascente. Poder conhecê-los está sendo muito prazeroso. Os contos trazem os costumes e a cultura do seu povo, além de ensinamentos.
Crescemos ouvindo os contos dos Irmãos Grimm, Charles Perault, Madame de Beaumont, Hans Christian Andersen... autores ocidentais que registraram as histórias contadas pelo povo, pelos humildes camponeses que reunidos junto das lareiras de suas casas, contavam essas narrativas para as suas crianças.
Quem não se lembra da bela princesa ou da bondosa fada? Da bruxa que queria comer um garotinho. Do corajoso príncipe que lutava bravamente com um dragão. Das páginas coloridas e preenchidas por muitas palavras que não compreendíamos, mas que ouvíamos atentamente antes de dormir. Que nos transportavam para mundos longínquos e misteriosos, atravessando a janela do nosso quarto.
Eram momentos de puro entusiasmo. Momentos que muitos de nós ainda sentimos quando folheamos essas mesmas páginas e permitimos que elas nos transportem de volta a esses reinos distantes. Para esses mundos que surgiram pelo empenho de autores e compiladores que desejando preservar o legado folclórico do seu país, capturaram e transcreveram os contos populares de seu povo.
A obra, lançada pela editora Todavia, com o selo Baião, foi organizada, traduzida e ilustrada pela escritora Janaina Tokitaka, autora de livros infantis e especialista em contos de fadas.
Convidos você a se aventurarem por essas belas histórias!
.jpg)