Estreias da semana nos cinemas

A delicadeza do adorável drama do diretor japonês Hiroshi Okuyama está em sua forma de contar a história de três pessoas que se encontram em um momento de suas vidas e deixam lembranças que, certamente, carregarão ao longo da sua existência.

Caminhando em meio a uma bela e tranquila paisagem banhada pela luz do sol de inverno, conhecemos o jovem e tímido Takuya (Keitatsu Koshiyama). Ao contrário de seus colegas, Takuya não sente entusiasmo com os treinos de hóquei. Então, certo dia, durante um treino, ele vê a jovem e delicada Sakura (Kiara Takanashi), deslizando com seus patins pela pista de gelo. É o seu despertar para a patinação artística. No início, Takuya tenta realizar, sozinho, os passos na pista. Mas tudo muda quando o treinador Hisashi Arakawa (Sôsuke Ikematsu), ex-campeão da patinação artística, percebe seu interesse pelo esporte e decide treiná-lo como parceiro de Sakura.


“Estamos quase conseguindo, só falta uma coisa. Ele trabalhar nos passos e movimentos”, Arakawa comenta com seu companheiro que lhe diz, “Você não fala assim sobre patinação há muito tempo... Mas você parece feliz. Já era hora”.

Entusiasmados, os três passam a trabalhar juntos, criando um profundo laço entre eles.

Encantador com sua discreta câmera e sensível narrativa, Okuyama nos convida e nos acolhe para caminharmos ao lado dos três personagens que demonstram com olhares, poucas palavras e gestos simples o vínculo que os unem naquele momento. Em muitas cenas não há necessidade de palavras para compreender as escolhas e decisões feitas por cada personagem.

Com passagens por grandes festivais internacionais de cinema, como Cannes, Toronto, San Sebastián e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o filme Sol de Inverno estreia nesta quinta-feira, dia 16, nas salas de cinema de Curitiba, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e São Paulo.

Uma singela e adorável história!

(SOL DE INVERNO – Direção/Roteiro/Fotografia e Montagem: Hiroshi Okuyama - Música: Yoshinari Sato - País: Japão, França/2024 - Elenco: Keitatsu Koshiyama, Kiara Takanashi, Sôsuke Ikematsu, Ryuya Wakaba, Maho Yamada - Duração: 90 minutos – Distribuído pela Michiko Filmes)


Desde ‘Parasita’, filme do diretor Bong Joon-ho e vencedor do Oscar de Melhor Filme, o cinema da Coreia do Sul tem se destacado no circuito mundial. Nesta quinta-feira, dia 16, é a vez de The Moon: Sobrevivente, do diretor Kim Yong-hwa, estrear nas salas de cinema.  

Em The Moon acompanhamos três astronautas coreanos – Lee, Cho e o novato Hwang – partindo da Terra em direção a Lua, para realizarem uma exploração no seu solo. Mas durante o caminho um incidente ocorre e a atenção do mundo se volta para o único astronauta sobrevivente.

Estamos no ano de 2029, com a nave Woori-ho se aproximando da órbita lunar, quando uma explosão solar contribui para a morte dos dois astronautas que realizavam uma caminhada espacial, para restaurarem a comunicação da nave com o Centro Aeronaútico e Espacial da Coreia. O incidente deixa apenas um sobrevivente que decide pousar na Lua e cumprir com a missão. Mas quando uma chuva de meteoritos atinge o solo lunar, Hwang (interpretado pelo cantor e ator Do Kyung-soo (D.O.), do grupo KPOP - EXO) se vê preso na Lua. Para trazê-lo de volta para casa, o governo solicita a ajuda do ex-diretor de voo Kim Jae-gook (Sul Kyung-gu, de Memórias de um assassino) e arquiteto do módulo de Comando. Para Kim, essa se torna uma missão pessoal, uma vez que ele assumiu como sua responsabilidade o desastre ocorrido no passado.


Indicado em seis categorias no Grand Bell Awards, principal premiação do cinema da Coreia do Sul, o filme traz uma história com uma carga emocional e dramática que acrescenta toques que o diferenciam de outras tramas de filmes do gênero. São um pouco mais de duas horas de filme torcendo enquanto caminhamos pelo espaço ao lado de Hwang.

Kim Yong-hwa, que também assina o roteiro do longa, diz como trabalhou seu olhar para inovar a forma de contar a história para o público. “Eu queria criar um filme que não apenas demonstrasse excelência técnica, mas também trouxesse uma profundidade emocional e acredito que o cinema coreano cresceu o suficiente para se diferenciar de muitos outros filmes com temática espacial”, conta o diretor.

(THE MOON: SOBREIVENTE – Coreia do Sul/2023 - Direção e Roteiro: Kim Yong-hwa  - Produção:  Seo Ho-jin -Elenco: Sul Kyung-gu, Do Kyung-soo, Kim Hee-ae, Jo Han-chul, Park Byung-eun, Choi Byung-mo, Hong Seung-hee - Direção de Fotografia: Young-Ho Kim - Desenho de Produção: Hong Joo-Hee - Trilha Sonora: Jae-hak Lee - Montagem: Jeong Ji Eun - Gênero: ficção-científica, suspense/ 129 min. - Sato Company)