Olá! Como vocês estão? Depois de um domingo quentinho, a semana já começa com frio. E os casacos, cachecóis e luvas saem de novo do guarda-roupa! O frio vem para dar boas-vindas ao mês de Julho. Mês de férias, chocolate quente e leituras com cobertor nos pés.
E como hoje é segunda-feira, vamos bater um papo? Estive pensando sobre qual assunto poderíamos conversar hoje e me lembrei de um, que muitos leitores me perguntam: “Como você consegue encontrar ideias para escrever?”
Penso que as ideias sempre aparecem quando as desejamos. Quando falo sobre escrever, não estou me referindo apenas a escrever um livro, mas sobre tudo que nos cerca. Ideias para escrever no nosso diário, em uma carta para um amigo ou amiga, em um perfil para a rede social, em um blog ou site, enfim, ideias para produzir um texto, para elaborar um trabalho, para se comunicar com outras pessoas.
Há quem pense que encontrar ideias é uma ação complicada. Ao contrário, as ideias giram em volta de nós. Giram a todo o momento. O que precisamos é estar atentos para enxergá-las. Você pode encontrar uma ideia caminhando em um parque, observando uma paisagem, ouvindo uma conversa, assistindo a um filme, ouvindo uma música, lendo um livro.
E a ideia não virá pronta, detalhada e clara. Ela surgirá de repente e, por isso, devemos estar sempre atentos. Pode ser uma frase, uma palavra, uma cena. E para não perder a ideia precisamos ser rápidos e transcrever o que vemos e sentimos em uma folha de papel. Rápidos, sem nos preocuparmos com a construção das frases ou com o sentido das palavras, pois a ideia pode surgir num vislumbre. E você não precisa desenvolvê-la no minuto seguinte. Você pode guardar a ideia para voltar a ela na próxima semana. Não é preciso pressa.
E para vocês, como as ideias surgem?