Pensamento do dia


Olá, como vocês estão? Hoje está um lindo dia de sol! Um céu azul que nos deixa feliz para caminhar ou tomar um solsinho. Para mudar o lugar de leitura resolvi pegar minha cadeira e colocá-la debaixo das palmeiras. Esse mês escolhi ler várias obras. História clássicas e contemporâneas. E enquanto eu separava os livros, pensava em um assunto que pudéssemos conversar hoje. Então me veio uma ideia, na verdade, uma lembrança de uma conversa com uma amiga. Estávamos conversando sobre livros, quando ela me disse: Eu gosto de ler, mas tenho tanta preguiça!

Penso que ler é um hábito. Assim como dedicamos nosso tempo para caminhar, assistir a um filme, conversar com um amigo no final de semana, viajar para a praia nos feriados... ler um livro requer dedicar uma hora desse nosso tempo.

Gosto de fazer uma listagem com os nomes dos livros e autores que desejo ler ao longo dos meses. Mas essa lista sofre mudanças. Eu acrescento novos livros e autores no decorrer do ano, pois sei que encontrarei novas histórias pelo caminho. Esse ano escolhi ler obras de autores de diferentes nacionalidades, autores que eu ainda não conheço ou cujas obras não li. E impus uma condição a mim mesma: ler histórias com volume único. Esse ano não desejo ler séries, pois meu objetivo é ler um pouco mais. Afinal, há tantas histórias para conhecermos! Vocês não acham?

Mas como nos motivar e nos inspirar para lermos cada vez mais?

Eu sempre escolho histórias com as quais me identifico, histórias que tocam meu coração e me deixam curiosa para conhecê-las. Para elas dedico a minha atenção e o meu tempo. E a leitura se torna diária e inserida nas minhas atividades sem obrigação ou cobrança. Acredito – por experiência própria – que ter uma rotina, uma ânsia por conhecimento e amor pelas letras é um bom começo para você se tornar um verdadeiro leitor. E, principalmente, um leitor feliz.